Brasil e Espanha podem ampliar parceria em ciência e tecnologia


A presidente da República, Dilma Rousseff, aproveitou a viagem à Espanha para aprofundar a parceria na área científico-tecnológica com o país europeu. Dilma esteve reunida com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, nesta segunda-feira (19), para tratar sobre áreas que podem render cooperação bilateral.

“Ambos governos acordam que o desenvolvimento dependerá, cada vez mais, da capacidade de desenvolver novos conhecimentos científico-tecnológicos e de inovar, tanto em nível nacional quanto regional e global”, afirma a declaração conjunta divulgada pelos governantes. “Neste sentido, reafirmam seu compromisso de ampliar as ações em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e aumentar seu impacto econômico e social mediante o aprofundamento da cooperação bilateral nestas áreas.”

Ficou acertado que o MCTI e o Ministério de Economia e Competitividade (Mineco) da Espanha irão promover encontros para definir áreas estratégicas. O primeiro seminário deve acontecer  no primeiro semestre de 2013.

“Decidimos aproveitar melhor o potencial de cooperação em ciência, tecnologia e inovação em domínios que abrangem a gestão de recursos hídricos, a cooperação industrial para a defesa, a indústria naval, a construção de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, a nanotecnologia e a área de petróleo e gás”, detalhou Dilma.

Foram debatidos no encontro investimentos em infraestrutura no Brasil e a ampliação das parcerias em áreas como o avanço da integração na América do Sul e a importância da relação entre o Mercosul e a União Europeia para um aumento no comércio entre as duas regiões.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI)

Comentários