Segundo encontro preparatório do Fórum Mundial de Ciência abordará desafios do setor de CT&I


A cidade de Belo Horizonte (MG) será a segunda a receber um dos sete encontros preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência. Nos dias 29 e 30 de outubro, serão discutidos os desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico nos trópicos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet neste link.
De acordo com a organização do evento, a ideia é abordar questões como habitação, transporte, emprego, educação e ambiente, além de tratar sobre o papel da ciência e tecnologia na busca por soluções sustentáveis.
Com foco nas peculiaridades dos países localizados nos trópicos, serão mais explorados temas como a água em abundância e a perspectiva de escassez; as doenças que não são estudadas ou combatidas adequadamente, entre outros.
O evento pretende abordar também questões relativas à ética na produção científica, à educação e ao acesso ao conhecimento. Em Belo Horizonte, o encontro está sendo organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As vagas são limitadas.
Fórum Mundial
O Fórum Mundial de Ciência será realizado no Rio de Janeiro em 2013. É a primeira vez que o evento acontecerá fora da Europa. A escolha pelo Brasil como sede do encontro é o resultado da ação conjunta entre o MCTI e as principais entidades ligadas à CT&I da América Latina e do Caribe.
Os encontros preparatórios estão sendo organizados para levantar sugestões e recomendações para serem debatidos no Fórum. Ainda estão previstos encontros no Amazonas, na Bahia, em Pernambuco, em Porto Alegre e em Brasília.
A Fapemig é associada à ABIPTI.
(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fapemig)



Comentários