Oi inaugura rede 4G no Rio de Janeiro. Serviço chega ao Recife e mais seis cidades em abril de 2013


Videoconferência utilizando o 4G, durante evento no Rio de Janeiro (Foto: Paulo Floro/NE10)
RIO DE JANEIRO – A Oi anunciou nesta segunda (1º) a inauguração da sua rede 4G no Brasil. O evento de lançamento aconteceu no Rio de Janeiro, cidade que é a primeira a receber a nova tecnologia de internet móvel. A expansão irá acontecer em dezembro, para São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. No Recife, apenas em abril de 2013, junto com o lançamento comercial da rede em sete cidades, incluindo Salvador e Fortaleza. O investimento será de R$ 1 bilhão.
Essa cobertura inicial chegará às seis cidades-sede da Copa das Confederações, além de São Paulo, e atende a uma demanda crescente trazida pela Copa do Mundo, de 2014. “Esperamos chegar a 50% de cobertura nessas sete cidades, dando destaque para os locais dos estádios, mesmo que estejam fora das capitais, como é o caso do Recife”, disse Francisco Valim, presidente da Oi. O serviço ainda não tem data específica para chegar comercialmente aos usuários, mas a empresa espera que entre novembro e dezembro. “Os aparelhos habilitados ao uso do 4G serão determinantes para alavancar a tecnologia. Como no Brasil, os primeiros telefones só chegam no final deste ano e início de 2013, as vendas só irão ganhar volume com o tempo”, explicou. “Inicialmente, iremos focar em minimodens”.
No Leblon, com cinco antenas
Agora em outubro, a rede 4G da Oi inicia funcionando apenas na região do Leblon em arredores, com cinco antenas. Gradativamente, essa oferta será expandida. Com a divulgação do serviço comercial previsto para este final de ano, a companhia promete oferecer combos, como os atuais existentes, unindo telefonia fixa, celular e dados. Também foi prometido os planos subsidiados, com oferta de aparelhos habilitados ao 4G. O preço, no entanto, não foi nem cogitado. “Se será uma tecnologia para poucos, ou não, irá depender do mercado. Será um preço aceitável que garanta um mínimo de massa crítica. Um balanço fino entre volume e preço”.
A tecnologia 4G permite navegar com uma velocidade de até 10Mbps por segundo. Na coletiva de lançamento, Valim realizou uma chamada de videoconferência utilizando a rede de quarta geração. O vídeo não mostrou falhas e teve uma fidelidade claramente superior ao que estamos acostumados a esse tipo de chamada.
Prazos
Sem ainda completar totalmente a cobertura 3G, esse anúncio da Oi da internet de quarta geração chega sob críticas em relação aos prazos estabelecidos para chegada dessa tecnologia no Brasil. Motivado pelos eventos internacionais como Copa do Mundo, a emergência por dados já motiva uma corrida entre as operadoras por oferecer esse novo serviço. “Estamos alinhados com nosso plano inicial e, acredito que no contexto internacional o Brasil não está nem muito atrasado, nem muito à frente dos outros países”, disse Valim. “O planejamento foi longo, pois tivemos muito trabalho de negociação com fornecedores, organizar a infraestrutura”.
Já a Anatel reforçou a intenção de garantir a qualidade do serviço através de medições, ainda que a metodologia não tenha sido divulgada. ”Vamos seguir com a mesma fiscalização que já fazemos no 3G”, disse o presidente da agência, João Resende. “A assinatura da homologação acontecerá no próximo dia 16 deste mês”.
Antenas compartilhadas
Durante a inauguração, o presidente da Oi defendeu a necessidade do compartilhamento de infraestrutura entre as operadoras. ”Quanto mais empresas compartilharem antenas, melhor será a eficiência do serviço para os usuários. As negociações já avançaram, mas a ideia é avançar o máximo possível para o 4G”.
* O Jornalista viajou a convite da Oi

Comentários