NOVAS TECNOLOGIAS PARA A PRODUÇÃO DE AÇO


Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) organiza a 6ª edição do International Congress on the Science and Technology of Ironmaking (ICSTI). Com temas envolvendo a fabricação de ferro primário, coqueria e aglomerados de finos de minério de ferro, o Congresso terá apresentações e debates entre especialistas sobre tecnologias de produção de gusa a base de carvão vegetal e de ferro esponja por redução direta.
“Será uma grande oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo que, de fato, domina a tecnologia e a fabricação de aço a partir de gusa verde”, afirma José Carlos D’Abreu, chairman do ICSTI’2012. Ele será realizado simultaneamente ao 42º Seminário de Redução de Minério de Ferro e ao 13º Simpósio de Minério de Ferro, eventos também promovidos pela ABM.
A utilização de uma tecnologia ligada à energia renovável e créditos de carbono faz com que D’Abreu acredite numa grande expectativa mundial, em especial na conexão da siderurgia ao carvão vegetal. A colaboração envolve também a remoção de CO2 e a emissão de O2 para a atmosfera. “Nosso País, que já tem tradição siderúrgica, se coloca numa posição bastante vantajosa internacionalmente”, conta.
Sediado na América Latina pela primeira vez, o evento será realizado no Hotel Royal Tulip, no Rio de Janeiro (RJ), de 14 a 18 de outubro. Mais informações emhttp://www.abmbrasil.com.br/seminarios/icsti/2012/default.asp.

Fonte e demais informações: http://www.inthemine.com.br/mineblog/?p=984

Comentários