Estudantes sul-africanos fabricam carro solar


No âmbito da inciativa “Think Blue”, que compreende a produção de veículos de baixo consumo de combustíveis fósseis ou movidos a energias renováveis, o Grupo Volkswagen da África do Sul apoiou estudantes da “Nelson Mandela Metropolitan University” (NMMU) no sonho de competir com um carro solar, na terceira edição na corrida nacional bi-anual de carros movidos a energia solar. O carro solar, denominado ‘Photon’ foi apresentado segunda-feira, na ‘NMMU’, em Port Elizabeth, por Tom du Plessis, Director de Produção do Grupo Volkswagen da África do Sul e vai competir com equipas internacionais de países como Japão e Holanda.

Em Maio de 2011, a Volkswagen fez uma contribuição financeira e técnica substancial para a criação do projecto, que culmina com a participação da equipa ‘VWSA NMMU Solar Car’ no evento bi-anual que terá lugar de 18 a 29 deste mês.

‘A Volkswagen está animada pelo seu envolvimento num projecto tão singelo com os estudantes de engenharia da NMMU. As energias renováveis terão um papel importante no futuro da indústria automóvel e, com a participação neste projecto, os alunos irão adquirir conhecimentos valiosos que poderão trazer para a área de engenharia’, disse Du Plessis.

A Volkswagen também forneceu à equipe uma unidade de dois veículos comerciais Crafter, T5 Kombi e Caddy que serão usados no apoio à equipa durante a corrida de duas semanas que cobrirá mais de 5.000 km, nos dois sentidos entre Durban, no norte, e Cape Town, no sul.
Clive Hands, líder do projecto deste carro solar, revelou que a equipe é formada por estudantes locais e internacionais de várias faculdades da NMMU que participam voluntariamente neste projecto excitante, desde sua criação, em Maio do ano passado’.

‘O carro solar foi construído com materiais compósitos, tanto na estrutura como no seu revestimento, para minimizar o peso e a aerodinâmica foi optimizada para a menor resistência ao avanço .

‘Todos os subsistemas foram projectados e fabricados para reduzir o consumo de energia, tanto quanto possível. O ‘Photon’ vai percorrer a África do Sul de norte a sul com a sua plataforma solar de 6m2, produzindo apenas a energia equivalente à necessária para alimentar um secador de cabelo’, concluiu Hands.

Segundo o estudante estrangeiro Arne Kloeblen, que dirige o grupo de electricidade da equipa, os painéis usados para alimentar o carro são de 6 metros quadrados em silício monocristalino, semelhante ao utilizado para regular instalações fotovoltaicas que cobrem a maior parte superior do veículo e foram construídos sob encomenda.

Um grupo de baterias de iões de lítio de células, normalmente, utilizadas em computadores portáteis, foi integrado para fornecer energia suficiente no caso de falhas de incidência solar que privem o ‘Photon’ de energia suficiente para manter a velocidade desejada durante o percurso. A passagem por túneis, rampas ou ocorrência de mau tempo não constituem, no entanto, problema para o bom desempenho do sistema. O motor eléctrico de corrente directa que acciona o ‘Photon’ é do tipo sem escovas, altamente eficiente e capaz de utilizar a energia fornecida ao máximo’.

Pouco mais de duas semanas antes do início da competição, a equipa trabalha incansavelmente para finalizar a preparação, testes e ajustes necessários para assegurar que o ‘Photon’ cruze a linha de chegada sem problemas, confiante que todos os seus esforços serão recompensados.

O líder da equipe, Mathew Fish, estudante de Engenharia Mecânica agradeceu à Volkswagen pelos conselhos, assistência e tempo dedicado para o sucesso do desafio que classificou como ‘enorme e único’.

Júlio Sousa e Silva Fonte: VW South Africa Group


Comentários