CINZAS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES


O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) ganhou a patente “Processo para remoção de manganês e outros metais presentes em baixas concentrações em efluentes industriais” do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com a conquista, o Cetem pode fazer uso ambiental das cinzas de carvão mineral voltadas para a remoção de metais pesados, em especial em etapas do fim do tratamento de efluentes.
A criação dos pesquisadores Paulo Sérgio Soares e Roberto Emery Trindade vai contribuir para a diminuição da emissão de efluentes industriais em corpos hídricos, portanto, reduzirá os impactos ambientais. O Cetem acredita que grandes quantidades das cinzas utilizadas serão provindas do processo de queima do carvão mineral.
As pesquisas para o uso de cinzas provenientes da combustão de carvão mineral continuam sendo feitas. O Cetem trabalha para aumentar sua eficiência no tratamento de efluentes. Além disso, outros estudos prévios do Centro mostram que as cinzas podem servir como cobertura seca de depósitos de rejeitos de carvão.
10 de setembro de 2012
Fonte e demais informações: http://www.inthemine.com.br/mineblog/?p=978

Comentários