MINERADORAS FARÃO INVESTIMENTOS RECORDES NO BRASIL


De acordo com um levantamento feito pelo IBRAM, as mineradoras investirão cerca de US$ 75 bilhões entre 2012 e 2016, um recorde de recursos privados destinados à mineração. O maior marco até então seria o investimento de US$ 68,5 bilhões de 2011 a 2015. Além disso, o atual cenário mundial visto é de uma demanda aquecida e de preços altos, impulsionados pelo crescimento dos países emergentes.
O anúncio foi dado por José Fernando Coura, diretor-presidente do IBRAM durante o 2° Congresso Internacional de Direito Minerário. “O evento pretende debater e propor alternativas para as sérias restrições na legislação brasileira que podem dificultar o investimento desse amplo volume de recursos”, afirma Coura. “E o debate será enriquecido, ainda mais com operadores do Direito da iniciativa privada e do Poder Público, como profissionais da Advocacia-Geral da União (AGU) e de governos estaduais”.
O ano de 2011 foi bastante produtivo para o Brasil. Muito por conta da demanda chinesa por insumos minerais, a produção brasileira de minério de ferro alcançou a marca de 467 milhões de t, o que representa um aumento de 25% em relação a 2010. Já a produção de ouro cresceu 13%, atingindo 66 t. No total, a Produção Mineral Brasileira (PMB) já representa quase 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
3 de maio de 2012

Fonte e demais informações: http://www.inthemine.com.br/mineblog/?p=894

Comentários