Matemático ensina probabilidade usando campeonatos de futebol


Se você é como a maioria do povo brasileiro e adora futebol, esta notícia pode lhe interessar tanto quanto o Campeonato Brasileiro. Ou quase!
stockvault-school-boy126189
Foto: stockvault.net
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem um projeto de popularização da ciência que mostra como a matemática é útil, inclusive para facilitar a vida de torcedores.
Para isso, um grupo de professores mantém uma página na internet onde publicam cálculos de probabilidade relacionados aos resultados da próxima rodada e ao resultado final dos campeonatos maiores. Eles também explicam como foi possível chegar aos resultados e apresentam variações ao modelo adotado.
Segundo o coordenador do projeto, professor Bernardo Nunes Borges de Lima, não se trata de previsão, ao estilo “Mãe fulana”, mas sim de um cálculo que relaciona determinados parâmetros. Mudam-se os parâmetros dados, mudam as chances de determinado fato ocorrer, de verdade. “A gente cansou de ouvir números errados”, afirma o professor, mostrando a motivação para a iniciativa.
Um alargamento da ideia foi a oferta de minicursos. Eles devem ser aprimorados, levados para cidades do interior de Minas e com isso amplificar a abrangência da iniciativa.
Então, não se esqueça, logo que começar o campeonato brasileiro acessewww.mat.ufmg.br/futebol e veja quais serão as chances do seu time e dos advesários. De quebra você ainda ganha a possibilidade (ou probabilidade?) de atualizar sua “matemática do futebol”.
Produção: Marcus Vinicius dos Santos

Comentários