Finep prepara programa para tecnologias sustentáveis


A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pretente lançar, durante a Rio+20, um programa de apoio a projetos de tecnologia sustentável.

Os recursos previstos, de acordo com nota da Agência Brasil, giram em torno de R$ 3 bilhões e virão do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). O presidente da Finep, Glauco Arbix, fez o anúncio durante o 24º Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Segundo Arbix, a ideia é reunir crédito e subvenção no mesmo programa. “Nós vamos agregar, dentro de dois ou três meses, um terceiro elemento, que é o investimento”, acrescentou. O presidente da Finep, no entanto, descartou a possibilidade de a agência de fomento administrar uma empresa, como ocorre no caso da Bndespar, subsidiária do BNDES.


“Nós queremos apostar em um projeto. Se é o projeto de um avião novo, de um produto ou processo novo, e nós achamos que é rentável, é bom, é positivo, inovador ou relevante, nós podemos participar com 20%”.


Comentários