Caderno Analítico de Normas Sistemas à Base de Cimento


As normas técnicas têm importância vital para todo processo produtivo. Elas oferecem as referências de qualidade e desempenho reconhecidas pelo meio técnico e aceitas pelo mercado.


A Comunidade da Construção sabe disso e um dos pilares de suas ações é o cumprimento das normas técnicas, em especial as da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), objetivando o aumento de desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento.


Por esta razão, o presente Caderno Analítico de Normas sintetiza e analisa as principais normas da ABNT pertinentes a 9 sistemas construtivos à base de cimento para edificações. 


Alerta os engenheiros que atuam em obras – nas áreas de coordenação, produção e suprimentos –, bem como a projetistas e arquitetos, para os riscos de sua não observância.


O presente trabalho não pretende criar, revisar, alterar, reproduzir ou transcrever as normas técnicas, mas sim chamar a atenção do leitor para a importância e propriedade das normas vigentes. É fundamental esclarecer que a consulta das fichas não substitui o conhecimento integral da norma; apenas traz esclarecimentos e alertas relativos a aspectos específicos.


No Caderno Analítico de Normas, esses textos são organizados de acordo com os sistemas construtivos e destacados conforme os critérios de: projeto, execução, recebimento, preparo, controle, manutenção e produto, identificados por ícones.


Trata-se de um documento de linguagem simples e de consulta rápida, que oferece aos profissionais e fornecedores a possibilidade de estabelecer critérios objetivos para a qualidade desejada em cada um dos sistemas em questão.



A Comunidade da Construção é um movimento nacional pela integração dos agentes da
cadeia produtiva e melhoria contínua dos processos construtivos à base de cimento. 


A formação da comunidade é um processo contínuo e gradativo e a sua base de funcionamento é a troca positiva. Partindo da contribuição (financeira, de conhecimento e articulação) de cada empresa ou profissional, os membros passam a fazer parte de uma rede
sinérgica, em que todos colhem o fruto da organização e da contribuição de cada um.
A Comunidade dispõe em 2006 de 17 pólos (Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas,
Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto,
Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Uberlândia e Vitória) e congrega 250 construtoras, além dos demais agentes da cadeia produtiva – indústrias, projetistas, prestadores de serviço, laboratórios, entidades e instituições de ensino e pesquisa. À frente do movimento estão os Sinduscons e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).


As normas relacionadas neste Caderno Analítico de Normas foram atualizadas até setembro
de 2006.


Para obter informações mais completas e atualizadas, ou adquirir a norma técnica integral, recomendamos consultar diretamente a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) ou o Comitê Brasileiro (CB), a ela subordinado, responsável pelo tema do seu interesse. http://abntnet.com.br



Fonte e demais informações: http://www.abcp.org.br/downloads/Caderno%20de%20Normas_bx.pdf

Comentários