Apesar de acordo, MIT desmente criação de campus no Brasil


O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) desmentiu nesta terça-feira a criação de um campus no Brasil, anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a visita da presidente Dilma Rousseff à instituição.

"O MIT não abre campus no Exterior", informou a assessoria de imprensa do instituto.
Durante a manhã, quando o governo brasileiro assinou uma carta de intenções com o MIT, Mercadante afirmou que o Brasil teria um campus da universidade, um dos mais renomados institutos tecnológicos do mundo.

"Nós vamos ter uma escola do MIT no Brasil. Estamos iniciando todas as tratativas para poder concluir esse processo", disse. Mesmo após o desmentido, o ministro declarou que o governo continuará as negociações para instalar a unidade.

COOPERAÇÃO

Na reunião entre Dilma e a reitora da universidade, Susan Hockfield, foi feito um acordo de cooperação entre o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o MIT.

A carta de intenção prevê intercâmbio de professores e alunos, desenvolvimento de programas educacionais e colaboração na implementação de um centro de inovação em São José dos Campos, cidade que sedia o instituto brasileiro.

A presidente também visitou a Universidade Harvard, a melhor do mundo e maior em volume de pesquisa acadêmica. Na instituição, Dilma formalizou um convênio para estimular a participação de alunos brasileiros em programas de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos.

O financiamento será dividido entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a instituição americana. O acordo durará até 2018.
Com informações de LUCIANA COELHO e VERENA FORNETTI, enviadas especiais a Cambridge (EUA)

Comentários