Motor eletrostático
"Talvez a mais antiga demonstração pública de um motor elétrico," escreve uma equipe de pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, "pode ter envolvido a rotação automática de um peru em um espeto sobre o fogo".
A demonstração pioneira ocorreu em uma festa promovida por Benjamin Franklin, em 1749.
O motor eletrostático de Franklin era auto-comutável, o que significa que ele era capaz de fornecer um torque contínuo ao ser girado, sem a necessidade de qualquer "sistema eletrônico" externo para controlar sua rotação.
Motor de músculos artificiais
Agora, usando músculos artificiais, materiais hiper-elásticos que se expandem quando uma carga elétrica lhes é aplicada, a equipe da Nova Zelândia construiu um protótipo de um motor com auto-comutação, que também não exige controles eletrônicos externos ou peças metálicas rígidas ou duras.
O "motor mole" auto-comutável é um melhoramento de um projeto anterior, quando a equipe construiu os primeiros motores com músculos artificiais.
O novo protótipo é controlado com chaves feitas de carbono, interruptores cuja resistência à passagem de corrente muda quando eles são comprimidos, ativando os músculos artificiais que, por sua vez, giram um eixo.
Os próprios músculos artificiais ativam os interruptores com o seu movimento...
Comentários
Postar um comentário