Vírus antivírus japonês pode funcionar como arma cibernética

Vírus antivírus japonês pode funcionar como arma cibernética: Os engenheiros afirmam ter desenvolvido um vírus de computador que pode ser lançado online para rastrear e desabilitar a fonte de um ataque cibernético.

Problema da atribuição de origem

Engenheiros japoneses afirmam ter desenvolvido um vírus de computador que pode ser lançado online para rastrear e desabilitar a fonte de um ataque cibernético.

Se for verdade - e muitos especialistas estão profundamente céticos - isso significaria que eles teriam resolvido um dos grandes problemas da área de segurança da informação: o chamado "problema da atribuição de origem".

Atacantes cibernéticos podem lançar vírus ou empreender ataques de negação de serviço usando servidores proxy em cascata (ou uma botnet) para falsificar o endereço de origem na internet.

Isto significa que localizar a origem do ataque é uma missão absolutamente impossível, com a fonte frequentemente escondida em um emaranhado de servidores em países não alcançados por uma regulamentação eficaz.

Mas, em um projeto de três anos encomendado pelo Ministério da Defesa do Japão, a empresa Fujitsu, contratada para a tarefa, não só teria resolvido este problema da atribuição, como também descoberto como destruir o código de ataque que encontra pelo caminho...

Comentários