Smart Grid é iniciado no Brasil numa parceira entre o Cesar e Abinee

Redação do DIARIO DE PERNAMBUCO.COM.BR
30/12/2011 | 09h59 | Inovação 




O Centro de Estudos Avançados no Recife (Cesar) e a Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em São Paulo, apresentaram recentemente o novo Sistema Brasileiro de Multimedição Avançada (Sibma), que busca automatizar ao máximo a medição de energia elétrica à distância, desde a sua distribuição pelas concessionárias até o consumidor, sendo gerenciado por software.

O sistema foi desenvolvido pelo Cesar com recursos de projeção e desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, após acordo com a Abinee, além de investimentos de empresas do ramo de produção de medidores como a ELO, Mansen e Ytron.

Após um ano de trabalho junto com a comissão de estudos desta área, o sistema teve a primeira fase (que compreende os processos de concepção, especificação e implementação do programa em ações de teste) finalizada em novembro deste ano, visando a uma arquitetura possível para aplicação pública até o final do de 2012, segundo informações do gerente do projeto, Fábio Maia.

Segundo Fábio, o sistema é inovador e inédito, já que não há no mundo arquitetura semelhante sendo utilizada para a atender à necessidade de uma medição inteligente - controlada por computador e baseada no conceito de internet das coisas, em que é possível conectar inúmeros dispositivos e gerenciá-los através da web. 

O protótipo agregará aplicações de Smart Grid, que, por sua vez, se baseia no conceito de rede elétrica aumentada pela utilização de software e telecomunicações que reúne e distribui informações sobre o uso da energia e o comportamento dos consumidores, a fim de melhorar a eficiência e economia sustentável dos serviços energéticos.

A meta é que o sistema, dentro dos próximos seis meses, passe por refinamento e seja aplicado em âmbito nacional, após publicação oficial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Por Weslley Leal, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


Fonte e demais informações: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20111230095941&assunto=196&onde=Ultimas

Comentários