A importância do conhecimento de noções de Direito para empreendedores

É muito comum que os empreendedores não tenham interesse nem conhecimentos básicos de Direito. Só que na medida em que nossa sociedade evolui, cresce a necessidade das pessoas de adquirirem noções básicas de direito.

Isso é um conceito bastante simples de se entender: uma sociedade organizada tem regras claras para regular as relações interpessoais e entre empresas, governos e a sociedade.

Saber os princípios básicos desse relacionamento fica cada vez mais importante: é necessário saber quais os comportamentos apoiados pela lei e os limites que regem os relacionamentos entre as partes numa sociedade.

Se nos transportarmos ao ambiente empreendedor, onde estamos envolvidos em criar ou em desenvolver empreendimentos, mais importante se torna conhecer as bases jurídicas que regem a sociedade e, em especial, as empresas.

Desde a constituição de um empreendimento, o empreendedor está tratando de aspectos jurídicos importantes que regem a relação com seus sócios, os relacionamentos com seus clientes e as obrigações e direitos em relação a seus fornecedores, parceiros, colaboradores e empregados.

A ideia de que basta ter um bom advogado que tudo se resolverá tem se mostrado falsa. Antes de tudo, é preciso saber entender quais informações são importantes registrar e recolher para que ele possa atuar. Conhecer os princípios básicos que regem as leis evidentemente ajudará nosso empreendedor a conseguir conversar com seu advogado e estabelecer linhas de defesa ou estratégias para conseguir resultados jurídicos favoráveis.

Pode-se dizer que o conhecimento básico de informática facilita bastante a comunicação entre o gestor de uma empresa e analistas de sistemas ou programadores, na formação dos requisitos dos sistemas de informação de uma empresa.

Analogamente, conhecimentos básicos de direito são essenciais aos empreendedores para que possam tratar com competência das questões de seu empreendimento com a sociedade, governos, seus empregados, clientes e mesmo seus sócios, além de ser importante para a compreensão de seus direitos e deveres no campo da propriedade intelectual.

Ter claro o conceito de que tipos de tributos devem ser pagos e conhecer o conceito de impostos e taxas evita ao empreendedor cometer erros graves que podem vir a ser caracterizados como sonegação.
Enfim, recomendamos que aos empreendedores que procurem adquirir conhecimentos básicos de direito, especialmente se preocupando com aqueles que fazem parte da vida empresarial. 
 
 

Fonte e demais informações: http://colecaoempreendedorismo.blogspot.com/2012/01/importancia-do-conhecimento-de-nocoes.html

Comentários