COBENGE - Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 2012

O COBENGE


XL CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE 2012
TEMA: O ENGENHEIRO PROFESSOR E O DESAFIO DE EDUCAR.
DATA: 03 a 06 de setembro

O mais importante fórum de reflexão sobre educação em Engenharia no Brasil é o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, evento anual realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE, sem interrupções desde sua fundação em 1973. Voltado à educação em Engenharia, congrega atualmente mais de 150 instituições de ensino em todo o Brasil e um grande número de professores associados.
O COBENGE reúne praticamente todos os órgãos oficiais e instituições de ensino ligadas ao setor além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia nacional. Sua evolução é contínua, demonstrável pelo contínuo incremento no número de trabalhos apresentados nas suas últimas edições. A sua 40ª edição será realizada em Belém-PA, no período de 03 a 06 de setembro de 2012 e será organizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA).   A realização do evento pela UFPA vem contribuir com o empenho do Instituto de Tecnologia (ITEC) na busca pela excelência no ensino de engenharia. Hoje o ITEC oferece os seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Telecomunicações (a partir de 2012) além de Arquitetura e Urbanismo.

Público Alvo

O evento espera reunir mais de 600 participantes entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam nas várias modalidades da Engenharia ou áreas correlatas, sendo o principal divulgador das experiências didático-pedagógicas da área.


“O Engenheiro Professor e o Desafio de Educar”


JUSTIFICATIVA

O tema do congresso: “O Engenheiro Professor e o Desafio de Educar” abre espaço para apresentações de muitos trabalhos sobre essa constante preocupação entre os que vivem o dia-a-dia da educação em Engenharia. Além de buscar o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes, o professor de Engenharia, como educador, deve estimular o desenvolvimento de outras capacidades demandadas pelas inteligências múltiplas. A proposta do tema é trazer para o Congresso discussões e experiências que ressaltem a importância da formação e da conscientização de educadores aptos para preparar engenheiros capazes de atender às novas exigências de trabalho no início deste século e que vão além do conhecimento específico na sua área de atividade profissional.


Fonte e demais informações: http://www.cobenge2012.ufpa.br/

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