Rede de indicadores medirá impacto dos investimentos de C&T no país

Brasília, 1º a 4 de dezembro de 2011 - Nº 1096 - Ano 11

O MCTI instalou, no dia 29, a Rede de Indicadores Estaduais de Ciência e Tecnologia (C&T). O objetivo é saber quanto o Poder Público e as empresas privadas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento e outras atividades científicas e quais os resultados em termos de registro de patentes e produção de artigos científicos em todas as unidades da Federação.
 
     A falta dos indicadores estaduais faz com que os recursos gastos em C&T no Brasil estejam subestimados e os investimentos feitos pelas 14 secretarias estaduais de C&T e 13 fundações estaduais de amparo à pesquisa não estejam sendo corretamente contabilizados.
 
     A rede de indicadores utilizará a metodologia da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para permitir comparações com investimentos de outros países.
 
     De acordo com o MCTI, os Estados investem cerca de R$ 3 bilhões anuais no setor, valor próximo do gasto do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), uma das principais fontes de recursos do ministério, que tem orçamento previsto de R$ 8,5 bilhões para 2012.
 
     A expectativa do ministério é que no final de 2012 comecem a ser publicados os primeiros índices sobre dispêndios e recursos humanos dedicados à C&T e o registro de patentes e produção bibliográfica.
 
     (Com informações da Agência Brasil e do MCTI) 


Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/

Comentários