Patrocínio a Eventos e Publicações


O BNDES patrocina a edição de publicações e a realização de eventos de duração predeterminada – como festivais, congressos, feiras e seminários – capazes de difundir conhecimentos, gerar debates e promover atividades que possam contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
Os projetos apoiados pelo Banco devem estar alinhados à sua missão e demonstrar a capacidade de:
  • valorizar a marca do BNDES;
  • divulgar sua atuação, produtos e serviços; ou
  • contribuir para o relacionamento do BNDES com seus públicos de interesse.

Categorias apoiadas

O patrocínio do BNDES se destina a projetos técnicos e culturais que se enquadrem nas seguintes categorias:
Descrição da categoria projeto técnico
 
Projetos técnicos - projetos diretamente ligados às linhas de atuação do BNDES ou aos temas transversais tratados pela instituição, relacionados a um ou mais dos segmentos a seguir:

Inovação Projetos que promovam o intercâmbio de informações e difusão do saber no campo da inovação, voltados para a elevação da competitividade da produção nacional.
Meio Ambiente Projetos que promovam a reflexão e o debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento econômico sustentável e à  preservação ambiental.
Desenvolvimento Regional Projetos que promovam a reflexão e o debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento regional.
Desenvolvimento Econômico e Social Projetos que promovam a reflexão e o debate sobre o desenvolvimento nacional, abordando questões relacionadas ao cenário econômico brasileiro e internacional, distribuição de renda, geração de emprego, cidadania e inclusão social.
Atuação internacional Projetos voltados para reforçar a presença do Brasil no exterior, contribuindo para a internacionalização de empresas brasileiras e o incremento do comércio exterior.
Infraestrutura Projetos que promovam reflexões, debates e busca de soluções para as principais questões relacionadas à infraestrutura brasileira, nas áreas de energia, logística, transportes e correlatos.

Descrição da categoria projeto cultural
 
Projetos culturais - relacionados à cultura brasileira, preferencialmente nos seguintes segmentos:
Cinema Festivais e mostras com ênfase na exibição de produções de longa-metragem e na apresentação da filmografia de diferentes realizadores.   
Música Festivais, mostras e espetáculos com ênfase em música instrumental, clássica ou erudita, e na apresentação de artistas e grupos diversos.
Literatura/Publicações Feiras, festivais e eventos com ênfase na divulgação da obra e da produção de diferentes autores brasileiros.
Publicações que valorizem a preservação da cultura brasileira.

Dança Festivais, mostras e espetáculos com ênfase em dança contemporânea. Prioridade para projetos que reúnam diferentes companhias e artistas.
Observação:
O BNDES também oferece outras modalidades de apoio à cultura brasileira. Saiba mais.

Quem pode solicitar o patrocínio

Os pedidos de patrocínio devem ser apresentados por pessoas jurídicas regularmente constituídas que detenham  – isolada ou conjuntamente – a responsabilidade pela iniciativa (evento ou publicação).
Não serão objeto de patrocínio, projetos apresentados por:
  • pessoas físicas;
  • associações de empregados das empresas integrantes do Sistema BNDES, da ativa ou aposentados;
  • entidades político-partidárias; ou
  • entidades religiosas.

Como solicitar o patrocínio

Para solicitar o patrocínio do BNDES, consulte os períodos de inscrição para seu projeto e siga as duas etapas descritas a seguir:
Procedimentos para inscrição eletrônica
1 - Inscrição eletrônica
 Acesse o formulário eletrônico e preencha todos os campos com as informações do seu projeto. Clique em enviar e submeta o projeto.

Importante: Antes de preencher o formulário, estruture o seu projeto em um documento separado, evitando a perda de informações.
Procedimentos para inscrição impressa 
2 - Inscrição impressa
Após enviar o formulário eletrônico, imprima a cópia do formulário recebida por e-mail e envie ao BNDES, acompanhado dos seguintes anexos:
  • programação do evento ou sumário da publicação;
  • orçamento global do projeto (veja o modelo)*;
  • currículo do proponente; e
  • cópia dos documentos de inscrição no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) do Ministério da Cultura, nos casos aplicáveis (para projetos culturais, se houver).
* Quando o projeto cultural estiver inscrito no PRONAC, o orçamento global do projeto enviado ao BNDES deverá ser o mesmo encaminhado ao Ministério da Cultura.
As propostas impressas deverão ser identificadas com o título "Seleção de Projetos de Patrocínio 2012 –  (1º, 2º ou 3º) período de inscrição", e remetidas ao endereço:
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Gerência de Patrocínios (GP/DEPOC/GPATRO)
Av. República do Chile, 100 – 18º andar – sala 1815
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20031-917
Os projetos para o ano de 2012 já encaminhados ao BNDES e recebidos até o dia 21.11.2011 não precisarão ser reapresentados. As propostas serão avaliadas durante os períodos de seleção informados a seguir.

Períodos de inscrição

Com base na data de início do projeto, verifique, a seguir, quando seu pedido de patrocínio poderá ser enviado ao BNDES. O formulário eletrônico de inscrição será disponibilizado nesta página apenas durante os períodos informados. 
Informações sobre o primeiro período de inscrição
Primeiro período de inscrição
Início do projeto de 01.03.2012 a 31.05.2012
Inscrição de 15.11.2011 a 30.12.2011.  Inscreva-se aqui
Seleção Janeiro de 2012
Divulgação do resultado Fevereiro de 2012
Informações sobre o segundo período de inscrições
Segundo período de inscrição
Início do projeto de 01.06.2012 a 31.08.2012
Inscrição de 01.02.2012 a 15.03.2012
Seleção de 15.03.2012 a 15.04.2012
Divulgação do resultado Maio de 2012
Informações sobre o terceiro período de inscrições
Terceiro período de inscrição
Início do projeto de 01.09.2012 a 31.11.2012
Inscrição de 01.05.2012 a 15.06.2012
Seleção de 15.06.2012 a 15.07.2012
Divulgação do resultado Agosto de 2012

Importante:
Envie seu projeto com antecedência. Para aceitação da proposta, será considerada a data de protocolo do projeto no BNDES. Não nos responsabilizamos por atrasos dos Correios ou de eventuais serviços de entrega.
O horário de funcionamento do Protocolo do BNDES é das 8h30 às 17h30.

Seleção

Os projetos serão avaliados por um comitê interno do BNDES, com base em critérios como:
  • adequação da proposta às linhas de atuação e política de patrocínios do Banco;
  • potencial de comunicação do projeto;
  • contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país;
  • vialibidade de execução (de acordo com a distribuição das ações ao longo do ano e orçamento disponível); e
  • local de realização do evento e plano de distribuição da publicação.
Os projetos selecionados serão divulgados no Portal do BNDES. Os proponentes serão também comunicados por e-mail e solicitados a enviar o restante dos documentos necessários para a contratação.

Contratação

Após o recebimento da documentação para a contratação, o BNDES entrará em contato com o proponente para definir o valor do patrocínio e a proposta de contrapartidas. Nesta etapa, o proponente deverá também resolver todas as eventuais pendências identificadas na documentação do projeto, inclusive na parte jurídica.
A contratação do patrocínio deverá, impreterivelmente, ser formalizada em data anterior ao início do evento ou do lançamento da publicação. Ou seja, o atraso no envio de informações ou documentos necessários à análise do projeto – como certidões que comprovem a regularidade fiscal da empresa –  poderá inviabilizar o patrocínio.

Liberação dos recursos

A liberação de recursos será condicionada à comprovação de execução de parte ou da totalidade das contrapartidas previstas, ou de realização de etapas do projeto.
O parcelamento e os correspondentes itens a serem comprovados serão negociados com o proponente durante a fase de contratação.

Prestação de contas

Para a prestação de contas e o processamento do pagamento, poderão ser exigidos:
  • comprovação de contrapartidas, mediante exemplares de peças e materiais produzidos; registro fotográfico, em áudio ou em vídeo; notas fiscais; dentre outros conforme o caso;
  • comprovação de execução de partes do projeto, a ser verificada pela apresentação de material bruto do projeto, apresentação de comprovantes de despesas, entre outros;
  • recibo em nome do BNDES com o valor a ser depositado em favor da empresa; e
  • relatório sintético sobre o projeto, a ser entregue para a liberação da última parcela.
Consulte:


Projetos convidados

O BNDES se reserva o direito de apoiar também outros projetos de interesse da instituição, quando identificados como ações de oportunidade ou de continuidade. A relação dos projetos convidados também será publicada no Portal do BNDES.

Veja o que o BNDES está patrocinando:

Fonte e demais informações:  http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Patrocinio/Introducao/index.html

Comentários