Notícias » Tecnologia » Tecnologia Robô esférico ganha seis pernas para andar e dançar

MorpHex é composto de doze partes - seis pernas para que ande e 
seis gomos na parte superior, que também se movem. Foto: 
YouTube/Reprodução MorpHex é composto de doze partes - seis pernas para que ande e seis "gomos" na parte superior, que também se movem
Foto: YouTube/Reprodução

O norueguês Kåre Halvorsen, consultor de engenharia em um centro de tecnologia de seu país, desenvolve robôs como hobby. E sua última criação tem feito sucesso online: o MorpHex. O robô é um hexápode (ou seja, tem seis "pernas") em formato de esfera. Comandado por controle remoto, o autômato é composto de doze partes que se movem independentes umas das outras.

Segundo o blog de Halvorsen, quando teve a ideia foi conversar com um amigo, e os dois saíram em busca de um objeto redondo que pudesse ser usado. Em lojas de brinquedos, eles encontraram um globo. Além do formato, o objeto tem as linhas de longitude - que caracterizam uma divisão de ângulos perfeita - já impressas, o que facilitou o corte das 12 peças iguais que compõem o MorpHex.

O mecanismo de movimentação do robô é feito com 25 servomotores. Um deles é o central, que coordena os restantes. No centro da engrenagem, sete engrenagens com eixos de perfil baixo se combinam: uma ao centro, com encaixes SES, e as outras seis sendo uma para cada "perna". "A construção permite aumentar o tamanho do corpo do robô em até duas vezes usando apenas um servomotor", explicar o criador da máquina.

A conexão das peças da parte superior é feito a partir de uma peça central, feita a mão com policarbonato. Cada parte é ligada a um servomotor, o que lhe garante um único grau de mobilidade. Uma placa ARC-32 Basicmicro comanda os servomotores, enquanto um módulo XBee e uma unidade de medida inercial Razon 9 DOF para garantir precisão aos movimentos do modo esfera. 

A "dança" do robô inclui mexer as "pernas" de um modo e as partes superiores de outro. "Acredito que ter uma sessão superior que pode tomar formas diferentes pode ser uma característica interessante", confessa o criador do MorpHex em seu blog. 

Das metas inicias descritas por Halvorsen, a função de "rolar como uma esfera comum" ainda não foi completada. "Tomara que haja uma parte três desse vídeo", afirma, em referência ao vídeo (neste atalho http://bit.ly/vll4pY) que mostra o robô andando e dançando. O projeto há está sendo desenvolvido há mais de um ano - o post que apresenta os primeiros passos no blog do engenheiro é de novembro de 2010.

Para continuar o desenvolvimento de robô de seis pernas incluem inserir lâmpadas de LED coloridas na parte internet, "para dar um efeito legal de luzes". Quanto aos próximos robôs, o norueguês menciona a vontade de construir um humanoide.

Fonte e demais informações:  http://tecnologia.terra.com.br/robotica/noticias/0,,OI5518517-EI18825,00-Robo+esferico+ganha+seis+pernas+para+andar+e+dancar.html

Comentários