Lançada a escola virtual do Mercosul e União Europeia

Brasília, 8 a 11 de dezembro de 2011 - Nº 1098 - Ano 11

A rede de formação e capacitação virtual do Mercosul e União Europeia foi lançada no dia 6. Formada por especialistas e instituições com representação nos países do bloco, a escola é um dos principais resultados do projeto Mercosul Digital, uma iniciativa de cooperação internacional que conta com financiamento para 27 meses.

     O projeto envolve cursos de capacitação online, serviços de informação e comunidades de prática, para micro, pequenos e médios empresários, instituições de ensino e pesquisa, e organizações dos setores privado e público, nas esferas federal, estadual e municipal, além de atores da sociedade civil. As temáticas desenvolvidas prioritariamente são da área de comércio eletrônico.

     Podem usufruir da rede empreendedores, produtores rurais, associações profissionais e organizações públicas que promovem pequenos negócios ou a sociedade da informação. Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, a integração no setor das tecnologias de informação é uma ferramenta importante para tornar o bloco do Mercosul mais competitivo. 

     “Nós temos que olhar para a economia do futuro, para a economia do conhecimento, para a economia criativa, para a economia verde sustentável, e a tecnologia da informação e comunicação é uma dimensão absolutamente indispensável nesse esforço”, afirmou. 

     Ele observou que o Brasil é líder no que diz respeito à economia do conhecimento natural, mas que o país e o bloco não podem se acomodar na posição de produtores e exportadores de commodities. De acordo com a embaixadora da Delegação Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, a União Europeia tem sido até agora o maior parceiro do bloco sul-americano em termos de ajuda ao desenvolvimento. Entre 2007 e 2013, foram aplicados nos países membros do bloco 325 milhões de euros.

     (Com informações do MCTI) 

Fonte e demais informações:  http://www.gestaoct.org.br/

Comentários