I SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TERRAS RARAS

O I Seminário Brasileiro de Terras-Raras 2011, promovido pelo Centro de Tecnologia Mineral(CETEM/MCTI) e Ministério de Minas e Energia(MME), será realizado no dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro, e irá debater o estabelecimento de cadeia produtiva de Terras-Raras no Brasil. 

Serão apresentadas experiências institucionais no desenvolvimento tecnológico com o mineral e debatidas perspectivas de novos projetos de produção de terras-raras, visando principalmente o seu desenvolvimento. 

O mercado mundial de terras-raras (aplicada em alta tecnologia, fibras óticas, notebooks, celulares) movimenta anualmente US$ 5 bilhões, tendo a China na liderança, responsável por 97% da produção. O Brasil tem reservas estimadas de 3,5 bilhões de toneladas, mas, apesar do seu enorme potencial, ainda está atrasado na pesquisa e produção do mineral.

Ao final do encontro, um documento será produzido identificando os principais desafios para o crescimento da produção de terras-raras no Brasil, o perfil da oferta de mão de obra qualificada e a proposta de gerar uma rede de informações tecnológicas entre profissionais dedicados a pesquisa desse tema.

7 dezembro de 2011, quarta-feira, 8h30
Hotel Novo Mundo – Praia do Flamengo, 20. 

Fonte e demais informações:  http://www.inthemine.com.br/mineblog/?p=752

Comentários