A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (14) o texto do acordo assinado entre Brasil e União Europeia (UE), em Bruxelas no ano passado, que concede isenção de vistos de curta duração para portadores de passaportes comuns. A medida está prevista na Mensagem 409/11, do Executivo.
Pela proposta, os cidadãos do Brasil e de nações da União Europeia  que tenham passaporte válido no país de destino estão autorizados a  entrar, transitar e permanecer sem visto no território do outro Estado  signatário. O acordo, no entanto, vale exclusivamente para efeitos de  turismo ou negócios, por um período máximo de estada de três meses.
O relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), recomendou a aprovação da  medida.  Ele ressaltou que o acordo vai expandir o círculo de países com  os quais o Brasil mantém políticas de colaboração mútua, o que ajudará  no crescimento do País.
Tramitação
Com aprovação, a mensagem foi convertida no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 540/11. O texto, que tramita em regime de prioridade, será examinado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Oscar Telles 
Edição – Marcelo Oliveira
Edição – Marcelo Oliveira

Comentários
Postar um comentário