Inmetro firma convênio para desenvolver motor para veículos comerciais leves

Brasília, 17 a 20 de novembro de 2011 - Nº 1092 - Ano 11
 Até 2013, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) apresentará ao governo brasileiro um motor desenvolvido especialmente para veículos comerciais leves. O instituto, a Fiat e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) firmaram um convênio para o desenvolvimento de tecnologias automotivas.
     Orçado em R$ 2,3 milhões, o novo motor deverá funcionar com um combustível composto por 30% de biodiesel e 70% de diesel. De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o convênio é uma resposta à demanda efetiva das indústrias. 
     “Precisamos incorporar cada vez mais conhecimento científico à produção e trazer a competição para os laboratórios de pesquisa. Este é o caminho para tornarmos o Brasil a potência que queremos", disse.
     No acordo firmado está prevista também a realização de cursos e pesquisas sobre a aplicação do óleo vegetal in natura, a base de soja, em motor do ciclo diesel. No total serão aplicados em pesquisas para o setor R$ 4,3 milhões. Os recursos investidos virão de linha de financiamento de pesquisa.
     O presidente da Fiat-Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, destacou durante a cerimônia de assinatura que este é o primeiro passo de uma série de medidas que serão adotadas em parceria com o Inmetro.
     “Entre os projetos a serem desenvolvidos no futuro, está o desenvolvimento de um motor do Ciclo Otto que apresente uma melhoria significativa de eficiência energética e a criação de um programa de incentivo à formação de jovens engenheiros para a atuação prioritária no setor automotivo", concluiu.
     (Com informações do MDIC) 

Fonte e demais informações:  http://www.gestaoct.org.br/

Comentários