Governo quer ampliar inovação no setor privado

Brasília, 17 a 20 de novembro de 2011 - Nº 1092 - Ano 11


O MCTI vai criar incentivos para aumentar o investimento do setor privado em inovação. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, durante o 1º Fórum Sebrae de Conhecimento, em Brasília (DF). 

     Mercadante afirmou que metade dos recursos para a inovação no Brasil vem do setor privado enquanto a média mundial é de dois terços do total. Entre as medidas para incentivar o setor privado, de acordo com o ministro, o MCTI tem conversado com bancos públicos e privados para que essas instituições ofereçam linhas de financiamento específicas à inovação.

     O ministério também negocia com a Receita Federal para que o órgão dê incentivos a empresas optantes do regime de lucro presumido que inovarem. “Queremos transformar inovação em eixo estruturante do desenvolvimento do país. Precisamos criar uma cultura para estimular o setor privado, principalmente as micro e pequenas empresas, a pensarem no tema”, destacou o ministro.

     O baixo investimento do setor privado em inovação, na opinião de Aloizio Mercadante, se deve a questões históricas. “Tivemos duas décadas de inflação elevada e de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Criamos uma cultura passiva diante do assunto”, concluiu.

     (Com informações do Sebrae)


Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/

Comentários