Comunidade científica promove novo ato contra regras dos royalties

 Brasília, 3 a 6 de novembro de 2011 - Nº 1089 - Ano 11

  A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizam, na próxima segunda-feira (7), um novo ato público para tentar reverter o quadro atual de distribuição dos royalties do petróleo. O evento será realizado na sede da SBPC e reunirá dirigentes de instituições de ensino e pesquisa, docentes, pesquisadores, parlamentares e autoridades dos governos estadual e federal.
     A comunidade científica quer alertar os parlamentares sobre a importância de incluir no Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/2011 um percentual dos royalties do petróleo destinado à educação, ciência e tecnologia. Em carta encaminhada aos convidados, a SBPC destaca que o Senado Federal deu as costas para as futuras gerações quando aprovou a proposta.
     "Não houve por parte do Senado sensibilidade para entender que este pleito visava proteger as futuras gerações da nação brasileira, que clama por mais acesso ao conhecimento", afirmou a presidente da SBPC, Helena Nader. No primeiro ato público a SBPC e a ABC se reuniram com parlamentares na Câmara dos Deputados.
     Apesar do apelo que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, o Senado Federal aprovou PLS que aguarda para ser votado na Câmara dos Deputados. As entidades organizaram também um abaixo assinado contra a atual proposta de redistribuição dos royalties.
     Para assinar acesse este link.
     (Com informações da SBPC) 


Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/

Comentários