O que é Lean Startup?

Com a crise os investimentos em novas empresas diminuíram, e as Startups precisaram desenvolver um método para otimizar seus processos e se diferenciar para atrair investidores. 

É nesse contexto que surge o método Lean Startup. O termo Lean Startup vem do termo Lean Manufacture, que significa Produção Enxuta. Um método onde basicamente a ideia é aplicar o modelo de produção enxuta nas novas empresas de internet, ou seja, nas startups. Esse método usa a técnica de Customer Development. Conheça melhor essa técnica.

Customer Development

Costumer Development
Customer Development é um processo para se testar as hipóteses que a startup faz sobre seu produto, clientes e mercado. Esse processo pode ser dividido em 4 fases principais:


Customer Discovery: É o momento em que a startup procura responder a pergunta: Os clientes querem o produto/serviço?


Customer Validation: É o momento em que a startup procura responder a pergunta: Os clientes querem pagar pelo produto/serviço?


Essas duas primeiras fases são mais voltadas ao desenvolvimento de conhecimento pela equipe que está começando a startup. Nas próximas duas fases passa-se de um processo de estudos para um processo de execuções.


Customer Creation: É o momento em que a startup começa a colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as duas fases anteriores. No customer creation a startup busca criar a demanda pelo seu produto/serviço, baseado nos conhecimentos adquiridos anteriormente.


Company Building: É o momento em que a startup já possui conhecimento sobre sua área, já conhece seu público, já tem criado uma demanda pelo seu produto e serviço e começa a construção da empresa, ou seja, o ponto em que a ideia e o conhecimento começam a gerar um modelo de negócios.

Fonte e demais informações:  http://www.papoempreendedorismo.com.br/2011/10/o-que-e-lean-startup.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PapoEmpreendedorismo+%28Papo+Empreendedorismo%29

Comentários