Kanban

Kanban, nome dado ao cartão utilizado dentro das empresas, principalmente nas que fabricam produtos, é o método de produção onde a produção é determinada a partir da procura, conhecido como Just in Time. Depois da Segunda Guerra Mundial o Japão precisava se recuperar das perdas. Então as empresas japonesas começaram com a chamada Produção Enxuta, onde o objetivo é cortar ao máximo os custos e maximizar os lucros. Só assim o Japão conseguiu se recuperar da guerra e crescer economicamente. A ferramenta Kanban teve muita importância nesse processo.



O sistema Just in Time, ou Sistema Toyota de Produção é o chamado sistema puxado de produção. O fabricante recebe a encomenda do cliente, manda o pedido de matéria prima para o fornecedor, que por sua vez manda a matéria para o fabricante, que monta o produto e o entrega ao cliente. Repare que na produção puxada a produção é feita de acordo com a demanda, enquanto na produção empurrada a produção é feita baseada nas entregas do fornecedor. A vantagem da produção puxada é que não há o risco de sobrar mercadoria, enquanto na empurrada determinados produtos podem ser produzidos a mais e não serem vendidos e assim formar um estoque. Empresas Just in Time não trabalham com estoque. A vantagem do Just in Time é essa. Porém é preciso muito controle para que a mercadoria seja entrega dentro do prazo.



O Kanban foi a maneira encontrada pelas japonesas para controlar sua produção. O Kanban basicamente é um sistema de controle da produção onde são usados cartões que indicam ao operador qual peça ele precisa produzir. O fabricante recebendo a encomenda o último operador da linha colona na caixa do penúltimo operador quais peças ele precisa produzir, que por sua vez passa para o antepenúltimo operador até chegar na logística de entrega, onde será encomendada a matéria prima ao fornecedor. Tudo baseado na encomenda. A ferramenta Kanban serve para controlar quais peças cada operador deverá produzir para não haver excesso de produção e futuramente a formação de um estoque desnecessário.

Fonte e demais informações http://www.papoempreendedorismo.com.br/2011/09/kanban.html

Comentários