Fapemig destina mais de R$ 2 milhões para integrar universidades e comunidade

BELO HORIZONTE (26/09/11) - Transformar a realidade social a partir da integração entre universidade e comunidade. Este é o objetivo do edital Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa divulgado nesta segunda-feira (26) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Neste ano, serão destinados mais de R$2 milhões às propostas aprovadas, o dobro do oferecido no ano anterior.

Segundo o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, o aumento dos recursos se deve à grande demanda apresentada nas edições anteriores. Foram 450 propostas recebidas de diferentes universidades mineiras. Destas, 55 foram aprovadas. Valorização da cultura popular, valorização do patrimônio regional, gestão de resíduos, revitalização de áreas degradadas, trabalhos psicosociais com a comunidade estão entre os temas dos projetos aprovados. Clique aqui para ver os projetos aprovados.

Universidade e comunidade

A modalidade foi lançada de forma pioneira no Brasil em 2007, a fim de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação dialógica entre pesquisadores e sociedade. Os projetos abrangem diversas áreas sociais, como saúde, educação ambiental, cultura, lazer, segurança pública, agricultura familiar, entre outras.

Os trabalhos submetidos devem ser desenvolvidos por grupos extensionistas de pesquisa, formados por pesquisadores de uma ou mais instituições, reunidos por uma linha de pesquisa multidisciplinar integrada à extensão universitária.

Fonte e demais informações http://governo-mg.jusbrasil.com.br/politica/7758261/fapemig-destina-mais-de-r-2-milhoes-para-integrar-universidades-e-comunidade

Comentários