Brics discutem estratégia conjunta para impulsionar CT&I

Brasília, 19 a 21 de setembro de 2011 - Nº 1076 - Ano 11
  
Na última semana, os governos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) discutiram estratégias para ampliar a cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A reunião foi na China, realizada simultaneamente ao Fórum Econômico Mundial.
     Trata-se do primeiro encontro de autoridades destes países nas áreas de CT&I. Durante o evento, os Brics divulgaram um manifesto para a realização de trabalhos conjuntos em setores como energias renováveis, mudanças climáticas, estímulos a parques de ciências e incubadoras de empresas.

     “Há uma clara percepção, especialmente entre os países emergentes, de que desenvolvimento sustentável é essencial para a melhoria de qualidade de vida e geração de oportunidades para todos, sendo inovação o ingrediente estratégico para garantir tal sustentabilidade”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Ronaldo Mota, que chefiou a delegação brasileira.

     Estão previstas também ações em áreas como nanotecnologia, segurança alimentar, prevenção de desastres naturais e ciências espaciais. O evento foi realizado de 14 a 16 de setembro, com forte atuação do Brasil, que também fará parte da comissão organizadora do próximo encontro dos Brics, que ocorrerá em 2012 na África do Sul.

     (Com informações do MCTI) 

Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/

Comentários