Mobilidade urbana é discutida no simpósio Engenharia de Tráfego x Urbanismo


Questões sobre a mobilidade urbana serão discutidas no simpósio Engenharia de Tráfego Versus Urbanismo, realizado pelo Clube de Engenharia em mais um encontro no âmbito do Seminário Permanente de Desenvolvimento, neste sábado (30), no salão do restarante Catamarã. O arquiteto, especialista em planejamento urbano e gerente de tráfego do Detran-PE, Heronides Campelo Correia Filho, participará do evento. A entrada é franca.

De acordo com o presidente da instituição, Alexandre Santos, a questão da mobilidade é um dos maiores desafios a serem vencidos nas grandes metrópoles. "“O maior complicador do trânsito é o número de veículos em circulação nas ruas. Vale lembrar que do mesmo jeito que a indústria bélica consegue, através da intriga e da manipulação diplomática, incentivar as guerras, a indústria automobilística consegue manipular a política industrial (facilidades de financiamento, programas de renovação da frota, etc.) para incentivar a venda de veículos novos”, afirma Santos.

Como paliativo, no curto prazo, a engenharia oferece técnicas de aumento da capacidade das vias, com a construção de obras estratégicas, o estabelecimento de horários de abastecimento da rede comercial e industrial, a regulação dos locais de estacionamento, o estabelecimento de faixas preferenciais e exclusivas de veículos de serviço, a sincronização das redes de semáforos, o disciplinamento de conversões e retornos, etc. “Uma coisa é certa: mantida a política industrial de incentivo à indústria automobilística, tudo o que for feito será um mero paliativo”, conclui o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco.

Comentários