Brasil e China terão centro de nanotecnologia binacional

Brasília, 4 a 7 de agosto de 2011 - Nº 1062 - Ano 11

      O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, destacou nesta quarta-feira (3), em São Paulo (SP), que a pasta e a Academia Chinesa de Ciência firmaram uma parceria para a implantação de um centro binacional na área de nanotecnologia. De acordo com ele, o polo de pesquisas cooperadas será na Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), em Campinas (SP).

     Entre as metas da parceria está o desenvolvimento do síncrotron geração, equipamento para a análise de materiais, de terceira geração. Segundo o ministro, a construção terá início no próximo ano e o centro começa com investimentos bilaterais da ordem de R$ 10 milhões.

     A parceria com a China na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) contemplará também outros setores, de acordo com Mercadante. As áreas englobam, por exemplo, o setor aeroespacial e energia limpa, com foco para solar, eólica e fotovoltaica. Estão previstas, ainda, atividades em tecnologias da informação e comunicação (TICs), especialmente em computação em nuvem.

     “Acertamos um amplo acordo de cooperação com eles”, disse o ministro durante o Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ainda segundo o ministro, o Brasil vai encaminhar à China 200 pesquisadores, entre mestres, doutores e pós-doutores, para desenvolverem trabalhos em cooperação.

     (Cynthia Ribeiro para o Gestão C&T online) 

Fonte e demais informaçõeshttp://www.gestaoct.org.br/

Comentários