Inscrições para o Prêmio MPE Brasil estão abertas

As inscrições para a edição 2011 do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas estão abertas. A partir desta segunda-feira, dia 2, empresários que buscam reconhecimento em quesitos como qualidade e capacidade empreendedora podem participar da premiação que, no Paraná, registrou recorde de inscrições, em 2010.

Para validar a inscrição, o interessado deve preencher o questionário de auto-avaliação, disponível no
www.premiompe.sebrae.com.br, até o dia 15 de agosto. O questionário é baseado no Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que analisa as dimensões de Gestão Empresarial, Empreendedorismo e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social.
A novidade nesta edição do MPE Brasil é o reconhecimento concedido ao Destaque de Boas Práticas também em Inovação.

As informações prestadas na inscrição e apresentadas no questionário de auto-avaliação são tabuladas em um sistema informatizado e analisadas por uma comissão técnica do Prêmio, o que resulta em um ranking de classificação, explica o consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Prêmio pela entidade, André Rossi.

“Para esta edição, o questionário foi revisto e reavaliado, o que deixou as perguntas mais instigantes e mais fáceis de serem respondidas pelos empresários. O MPE Brasil é uma oportunidade para o empresário validar como está a gestão da sua empresa, já que a qualidade é uma exigência para a sobrevivência das organizações”, diz Rossi.

Para o coordenador estadual, o preenchimento do questionário é uma ‘poderosa’ ferramenta para medir o grau de maturidade da gestão em empreendimentos de pequeno porte. “Melhorar a gestão da empresa significa aumentar a competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional. O Prêmio é uma ferramenta inteligente que ajuda aumentar o patamar de competitividade de micro e pequenas empresas. Além disso, as empresas finalistas e vencedoras ganham visibilidade de imagem, de mídia, e têm a oportunidade de participar de um evento de reconhecimento em Brasília. E o Paraná sempre foi referência na etapa nacional da premiação”, observa.

O MPE Brasil é dividido nas categorias Comércio; Serviços; Indústria; Agronegócio; Serviços de Turismo; Serviços de Tecnologia da Informação; Serviços de Saúde; e Serviços de Educação. A premiação avalia as organizações pelas características de comportamento empreendedor dos empresários e pela gestão das empresas e de seus resultados financeiros, tudo baseado no Modelo de Excelência em Gestão idealizado pela FNQ.

Rossi ainda salienta que o objetivo da premiação é promover e destacar as iniciativas, as ações e as atividades das micro e pequenas empresas quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão que tenham resultados significativos na comunidade.

“Os empresários de micro e pequenas empresas estão, a cada dia, buscando promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, por meio dos conceitos e práticas de excelência em gestão. A cada ano que o empresário se inscreve e preenche o questionário, mais ele pode se reciclar, observando gradativamente a evolução da performance de sua empresa”, afirma.

Reconhecimento

A Patrimonium Monitoramento 24 Horas, empresa de Maringá, na região noroeste do Paraná, foi a vencedora nacional do Prêmio MPE Brasil, na categoria Comércio, na edição 2009 do MPE Brasil. Um trabalho que foi reconhecido pela trajetória do empresário Michel André Felippe Soares, que em 2002, aos 22 anos, fundou a empresa especializada no monitoramento de veículos e segurança eletrônica patrimonial.

A busca constante por diferenciais, que fizessem a empresa se destacar no mercado, elevou o patamar de competitividade da Patrimonium Monitoramento 24 Horas. Estratégia que resultou no reconhecimento nacional do MPE Brasil.

Michel Soares diz que a participação na premiação possibilitou avaliar como estava sendo conduzida a gestão empresarial e seus resultados. “Foi uma grata surpresa receber o Prêmio, porque a gente se esforça constantemente para ter uma gestão voltada para a qualidade e com foco no nosso cliente. Foi importante, também, porque mostra para os nossos colaboradores que estamos no caminho certo, já que trabalhar com qualidade sempre dá mais trabalho. O MPE Brasil valoriza esse trabalho em equipe”, avalia o empresário.

Para Michel Soares, a repercussão da conquista da premiação também foi fundamental para alavancar os negócios da empresa. O empresário ainda destaca que o preenchimento do questionário de auto-avaliação foi crucial para avaliar o grau de gestão que a empresa pratica. “Independente de você ganhar o Prêmio ou não, o questionário é uma ferramenta importantíssima para medir a sua gestão. As perguntas te ajudam a refletir sobre alguns aspectos”, ressalta. 
 
MPE Brasil
O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht. No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com o patrocínio da Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e conta ainda com a parceria da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR). 



Fonte e demais informações: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=notas&id=32214

http://www.premiompe.sebrae.com.br/

Comentários