Curitiba recebe final da Copa do Mundo de Computação

Quatro estudantes paranaenses estão entre os finalistas

Um dos seis finalistas da Imagine Cup 2011, a Copa do Mundo da Computação, que acontece nesta quarta-feira (dia 4) pela primeira vez em Curitiba, é um grupo paranaense formado por estudantes do último ano de Engenharia da Computação da UTFPR. O projeto tem por objetivo erradicar a pobreza, auxiliando microempresas com um conceito simples de gerenciamento de negócios.

Utilizando a plataforma Microsoft, o grupo constatou que o grande fator de falência de pequenos negócios é a falta de conhecimento de gestão. Com aspecto de caixa registradora, o projeto paranaense pode ser utilizado no gerenciamento de negócios muito pequenos, cujo sucesso pode influenciar e desenvolver toda região em seu entorno.

Essa é a primeira vez na história da competição que uma equipe do Paraná é classificada para a final nacional da Imagine Cup. O grupo é formado por estudantes do último ano de Engenharia da Computação da UTFPR, Caio Nishibe, Renato Gasoto e Luís Mendes, e pela aluna de Design da mesma instituição, Dayanna Salles. O projeto finalista tem a orientação do professor Paulo César Stadzisz e concorre com equipes de Pernambuco e Belo Horizonte.

Com o tema “Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a resolver os maiores problemas que mais nos desafiam hoje”, a Imagine Cup Brasil revelará as equipes brasileiras finalistas,  que irão disputar a grande final em Nova Iorque no mês de julho.

“A Microsoft acredita que a tecnologia exerce um papel essencial no desenvolvimento de um País e investe em projetos que tenham o forte propósito de contribuir para transformar a vida de milhares de brasileiros. A Imagine Cup é um exemplo de iniciativa que pode contribuir para que o Brasil se torne uma nação com mais oportunidades e, de fato, competitiva ao fomentar a inovação e o empreendedorismo ao mesmo tempo em que valoriza nossos jovens talentos”, firma Marines Gomes, gerente de projetos acadêmicos da Microsoft Brasil.

Ano passado, mais de 325.000 estudantes de 100 países e regiões participaram da Imagine Cup, sendo 84.000 do Brasil, o segundo com o maior número de inscritos. Os estudantes irão competir por prêmios em dinheiro que totalizam US$ 215.000 entre 5 categorias (Projeto de Software, Sistemas Embarcados, Game Design, Digital Media e Windows Phone 7) e 4 desafios (IT Challenge, Interoperability Challenge, Orchard Challenge e Windows 7 Touch Challenge).

Fonte e demais informaçõeshttp://jornale.com.br/portal/curitiba/138-04-curitiba/14746-curitiba-recebe-final-da-copa-do-mundo-de-computacao.html

Comentários