Sebrae quer incentivar empreendedorismo nas universidades

Desafio Sebrae, jogo que busca incentivar o empreendedorismo no meio acadêmico, receberá R$ 11 milhões em 2011 

Rio de Janeiro - O Sebrae quer incentivar escolas e universidades a inserirem o tema empreendedorismo em suas grades curriculares. Ao participar de coletiva de imprensa sobre o jogo virtual Desafio Sebrae, no Rio de Janeiro, o presidente da instituição, Luiz Barretto, falou da importância do empreendedorismo estar presente no dia a dia das pessoas, independentemente da profissão escolhida. Ele ressaltou a evolução quantitativa e qualitativa do jogo e anunciou que a 12ª edição receberá R$ 11 milhões em investimento da instituição e parceiros.

O Desafio Sebrae é desenvolvido por meio da parceria entre o Sebrae e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Coppe/UFRJ. Desde sua criação, em 2000, o número de inscrições só evoluiu, saltando de 800 para cerca 158 mil em 2010. Até hoje, participaram do jogo 800 mil estudantes. "Queremos chegar em 2011 com um histórico de 1 milhão de participantes", destacou Barretto.

Com o objetivo de intensificar o debate, Barretto afirmou que tentará se reunir com o ministro da Educação Fernando Haddad. Ao falar da evolução qualitativa do jogo, ele citou a valorização do trabalho em equipe, o caráter lúdico e a cultura de trabalhar com universitários de diferentes partes do país.

Ética e sustentabilidade

De acordo com o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, devido seu caráter lúdico e tecnológico, os temas do jogo evoluíram juntamente com as transformações do mundo dos negócios. "As decisões das empresas alteram as condições do mercado e o cenário do jogo. São assuntos do século 21, como sustentabilidade e ética", disse.

O tema do Desafio Sebrae 2011 será 'Veículos Sustentáveis. As inscrições começam no dia 6 de abril e podem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br.

O coordenador da Copper/UFRJ, Mauricio Guedes, destacou que a área de ciência e tecnologia no Brasil mudou radicalmente. Isso devido a diversos fatores, como o aumento de investimento na área, que saiu de R$ 200 milhões, em 2000, para R$ 4 bilhões em 2010. Ele citou como outro grande avanço a aprovação no país, em 2004, da Lei de Inovação.

"Essa novidade possibilita o repasse de recursos do Tesouro Nacional para que as empresas possam desenvolver novas tecnologias", explicou Maurício. Ao falar do Desafio Sebrae, ele adiantou que em sua 12ª edição o jogo terá mais inovações na plataforma tecnológica. "Pretendemos explorar as redes sociais, permitindo, por exemplo, que as inscrições possam ser feitas por IPads", disse.

Jornalistas

Participaram da coletiva de imprensa 25 jornalistas, que desde terça-feira (29) vivenciaram a experiência de conhecer o jogo, gerenciando uma empresa de instrumentos musicais. A equipe vencedora foi divulgada nesta tarde, durante a coletiva. Venceram a competição as jornalistas Paola Bello, do Sebrae em São Paulo, Mayara Bacelar, do Jornal do Comércio (RS), e Elisângela Teixeira da Silva, do jornal A Gazeta (ES). Cada integrante da equipe vencedora recebeu um exemplar do livro 'Memória das Nuvens – O Rio visto de cima', do autor e repórter aéreo da rádio CBN, Genilson Araújo. 
 

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