Brasil e Espanha assinam acordo de cooperação em TICs

Por meio da extensão de uma parceria de longa data com o governo espanhol, entidades representantes de empresas de tecnologia da informação e comunicações (TICs) dos dois países assinaram nesta semana um acordo de cooperação técnica e científica. A nova Plataforma Tecnológica Hispano-Brasileira (PTHB) tem como principal objetivo incentivar a pesquisa e desenvolvimento e a industrialização do mercado brasileiro.

Do Brasil, participam a Associação Brasileira de Telecomunicações (ABTelecom) e a Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro), ao lado da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Do lado espanhol, estão a Associação de Empresas do Setor de Tecnologia de Informação e Comunicações (Ametic) e a Centro para o Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (CDTI), do governo espanhol.

O objetivo da PTHB é buscar, na iniciativa privada, formas de investimento no desenvolvimento, tanto financeiro quanto tecnológico, das micro, pequenas e médias empresas do setor de TIC brasileiro. Para isso, a plataforma pretende criar canais de internacionalização dos negócios dessas companhias, de forma a aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no setor e tornar as empresas brasileiras mais competitivas.

De acordo com o diretor da ABTelecom, Alexandre Tosoni, a PTHB pretende captar recursos na iniciativa privada para que sejam reinvestidos em pesquisa tecnológica. O modelo atual, segundo ele, é muito dependente das políticas governamentais, o que vem atrasando as empresas brasileiras em relação às estrangeiras.

Tosoni conta que a Finep já é parceira do governo espanhol há muitos anos, por meio de um programa chamado Iberoeka. A iniciativa visa facilitar o repasse de verbas públicas para as empresas de TI e telecom brasileiras. A nova PTHB é uma expansão desse acordo para englobar o setor empresarial, que ainda tem pouca participação em iniciativas como esta, conforme avaliação de Tosoni.

O executivo acredita que o melhor meio para chamar a atenção das empresas é oferecer benefícios como incentivo fiscal, já previsto na Lei 9.249, de dezembro de 1995. Ele aponta que o Brasil dispõe de cerca de R$ 80 milhões por ano que poderiam ser repassados às pequenas empresas de TI e telecom, sob a condição de renúncia tributária, para que elas possam dar mais atenção a pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias.

Atualmente, segundo Tosoni, apenas 2% do valor disponível anualmente é aplicado em iniciativas de inovação. Na opinião dele, isso acontece por um desconhecimento geral dos empresários brasileiros e também por certa falta de interesse das empresas de elaborar projetos sérios, que realmente beneficiem o desenvolvimento do setor como um todo, em vez de apenas seus próprios negócios. É esse quadro que a PTHB pretende mudar, segundo Tosoni. 

Fonte e demais informações: http://www.tiinside.com.br/08/04/2011/brasil-e-espanha-assinam-acordo-de-cooperacao-em-tics/ti/220258/news.aspx

Comentários