Mercadante diz que Brasil precisa exportar produtos que gerem maior valor agregado

Brasília, 17 a 20 de março de 2011 - Nº 1020 - Ano 10
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, visitou nesta semana o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e reconheceu que a missão da instituição é absolutamente estratégica para o Brasil no que diz respeito à produção de conhecimento.
     “Se a gente olhar o planejamento estratégico da União Europeia, a prioridade número um dela é criar as bases da sociedade do conhecimento, uma sociedade do futuro, que é a sociedade da informação. E a produção de conhecimento não é só ciência, tecnologia, pesquisa, mas também inovação na produção para oferecer produtos de qualidade que possam compensar a ausência de matérias primas”, destacou.
     Na ocasião, Mercadante reforçou a ideia de que o país não pode se acomodar na condição de exportador de commodities. Ele acredita que o Brasil vai se transformar em um grande exportador de petróleo por conta da camada do pré-sal, mas que ainda tem que desenvolver a capacidade de produzir e exportar produtos que gerem maior valor agregado.
     “Para se ter uma ideia, uma tonelada de circuito integrado custa mais ou menos 850 mil dólares, que é, aproximadamente, o valor obtido com a exportação de 21 toneladas de minério de ferro ou de mil e quinhentas toneladas de soja. E circuito integrado é inteligência aplicada. Por isso, temos que construir esta sociedade do conhecimento”, reforçou.
     O Ibict é uma instituição associada à ABIPTI.
     (Com informações do Ibict) 

Fonte e demais informaçõeshttp://www.gestaoct.org.br/

Comentários