Fórum internacional em SP vai debater a logística reversa

Representantes de empresas brasileiras de todos os ramos terão uma oportunidade durante o mês de março de conhecer mais sobre as ações que envolvem um conceito que está em pauta hoje no mundo e, especialmente, no Brasil: a logística reversa. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos,sancionada no segundo semestre do ano passado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os empresários de todos os ramos precisam colocar em prática ações que permitam a restituição dos resíduos sólidos para reaproveitamento ou para outra destinação ambientalmente adequada.

No dia 24 de março, em São Paulo, cases nacionais e de outros países sobre o assunto serão expostos durante o 2º Fórum Internacional e Expo de Logística Reversa, realizado pelo CLRB (Conselho de Logística Reversa do Brasil). Além das palestras, haverá também, no Centro Empresarial de São Paulo, uma exposição em que as soluções de logística reversa para diferentes setores serão apresentadas. Quem quiser participar deve buscar informações no site www.clrb.com.br/forum.

Neste ano, o conteúdo voltado para a sustentabilidade ambiental será ampliado, conforme osorganizadores do evento. Um dos palestrantes mais esperados é Luis Martins, presidente da ProEurope – entidade de coordenação dos programas de gestão de resíduos sólidos de 32 países da Europa.

O presidente do CLRB, professor e engenheiro Paulo Roberto Leite, destaca que esse palestrante abordará, por exemplo, a gestão de resíduos como embalagens e eletroeletrônicos. “O presidente da ProEurope vai trazer um pouco do modelo deles, falar de como se organizam. Isso é importante porque o modelo desses países pode ser equivalente
às ações de um Estado brasileiro, devido às dimensões continentais”, comenta Leite.

O presidente do CLRB é autor do livro “Logística Reversa – Meio Ambiente e Competitividade”, da Prentice Hall Brasil. O livro foi editado em 2003 e atualizado em 2009.

Também deverá estar presente no fórum internacional algum representante do Ministério do Meio Ambiente, que explicará aos participantes toda a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O decreto nº 7.404, de dezembro do ano passado, regulamenta a lei nº 12.305 (de 2 deagosto), que institui a política, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, entre outras providências.

Pela definição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, “logística reversa é o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Conforme a legislação, os sistemas de logística reversa serão implementados e operacionalizados por meio de acordos setoriais, regulamentos expedidos pelo poder público e termos de compromisso.

Esses acordos setoriais, segundo a regulamentação, “são atos de natureza contratual, firmados entre o poder público e os fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, visando a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto”.

O presidente do CLRB destaca que todos os setores precisam então se preocupar em colocar em prática as ações que envolvem logística reversa. Ele comentaque a legislação responsabiliza quem faz, distribui, comercializa e quem usa, no sentido de dar uma destinação correta – seja o reaproveitamento, a reciclagem ou mesmo outra destinação ambientalmente adequada. No setor de transporte, por exemplo, haverá um impacto grande devido ao aumento da demanda de produtos a serem transportados em todo o país. “Desde muito tempo, temos falado que as oportunidades de negócios estão se abrindo e se abrirão para todos os prestadores de serviço. O volume a ser transportado, dos mais diferentes tipos de produtos, vai aumentar muito.”

De acordo com Leite, o fórum a ser realizado em 24 de março será dividido em pós-venda e pós-consumo. Ele explica que pós-venda é a área da logística reversa referente ao retorno de produtos que não foram consumidos, como devoluções de vendas da Internet e varejo, assistência técnica. Já a área de pós-consumo se refere a produtos que chegaram ao seu final de vida útil, como embalagens, eletrodomésticos, baterias e pilhas, entre tantos outros. E é essa área de pós-consumo que está diretamente inserida na legislação federal. “Em relação a alguns produtos, há um retorno natural para que haja o reaproveitamento de alguma forma, devido ao interesse econômico. Mas há categorias de produtos que não retornam depois de sua vida útil, e esta é uma grande preocupação.”

O presidente do CLRB diz ainda que a exposição realizada dentro do fórum oferecerá diversas oportunidades para a troca de informações entre empresas que já atuam na prática de logística reversa e outras que estejam programando ações que envolvam esse conceito. Serão 22 estandes. “O movimento de logística reversa é crescente e dinâmico. As empresas precisam se atualizar, especialmente agora, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.“ l


2º Fórum Internacional e Expo de Logística Reversa

Quando: 24 de março

Onde: Centro Empresarial de São Paulo (av. Maria Coelho Aguiar, 215, Jardim São Luís)

Informações: www.clrb.com.br/forum

Temas e palestrantes previstos*

• Soluções de logística reversa – Cases dos Correios, do Grupo TPC, da Exata Logística, T Gestiona, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias;
• Palestras internacionais;
• Luis Martins, presidente do ProEurope, entidade de coordenação dos programas de gestão de resíduos sólidos de 32 países da Europa;
• Professor Dale Rogers, autor do livro “Going Backwards – Reverse Logistics Trends and Pratices” e chairman do Reverse Logistics Executive Council;

* Programação sujeita a alterações

Fonte: CLRB

Revista CNT Transporte Atual

Fonte e demais informações: http://www.cntdespoluir.org.br/Lists/Contedos/DispForm.aspx?ID=2822

Comentários