Empreendedorismo x Conhecimento

Das empresas que falem no Brasil, 97% são microempresas. Isso mostra que se há uma intensa vontade de empreender mais não se possui o conhecimento necessário para administrar seu negócio. O desemprego é um das maiores causas principais para o surgimento de novas empresas no Brasil.

Segundo um estudo realizado pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), que analisou a taxa empreendedora no Brasil, ou seja, a capacidade de criar novas empresas, diante de 29 países pesquisados, no segundo semestre de 2001, o Brasil ficou em quinto lugar. A capacidade empreendedora no país está, em média, um empreendedor a cada sete habitante, nos outros países pesquisados está pouco acima de um empreendedor a cada seis habitantes.
Outro fato importante da pesquisa mostra que 40% de tornaram empreendedores por necessidade. Isto mostra que a atitude de empreender está ligada a sobrevivência, tentando eliminar este problema que aflige muitos brasileiros: o desemprego. Diante desta realidade, a necessidade está ligada a crenças e esperanças de que o negócio dará certo e garantirá o sustento da família.

Outra pesquisa realizada pelo BNDES em 1997, válido para analisar a realidade atual, mostrou que no Brasil havia 1.968.276 estabelecimentos sendo que, 1.820.023 eram microempresas. Comparando a quantidade de nascimentos e mortes das empresas no país 97% eram as microempresas, isto revelou que se havia a vontade de empreender mais não se sabia como.

A falta de conhecimento nos princípios básicos dos conceitos econômicos reflete os casos desastrosos das mortalidades das empresas. A consciência destes conceitos e a sua correta interpretação ajudarão na sobrevivência do negócio e também dos cidadãos.

Observamos que para se obter sucesso no ato de empreender, é necessário que esteja fundamentado em conhecimentos. Com isso, constatamos que o sucesso do empreendedor não está pautado em suas crenças e esperanças. Não basta ter apenas a vontade de sobreviver e crescer, mas o conhecimento necessário na administração do negócio diante da competitividade na qual estará inserido.

Ultimamente o Governo Federal tem aberto crédito com juros baixos para quem deseja abrir seu negócio, há facilidades em toda parte. Isso é importante, mais ainda, se os futuros empreendedores estiverem bem informados. O SEBRAE tem realizado papel fundamental com diversos cursos gratuitos - outros pagos - sobre empreendedorismo.

Por fim, aprender e empreender é indispensável para começar a sair do rol de mortalidade das microempresas no Brasil e começar a construir um negócio de sucesso. Conhecimento e empreendedorismo estão estritamente ligados.

http://www.carreiraefinancas.wordpress.com

Comentários