Ação brasileira permite alta produtividade agrícola com respeito ao meio ambiente

Iniciativa realizada no Brasil se destaca no cenário mundial na área de agricultura sustentável. Lançado no ano passado, o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibiliza cerca de R$ 2 bilhões para programas e pesquisas que tenham como escopo reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
     O programa é voltado para os produtores rurais de todos os biomas brasileiros e posicionou o Brasil entre os países mais adiantados no alcance das metas firmadas na 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15). “A nova agricultura colocada em prática está voltada para diminuir a quantidade de gases poluentes”, destaca o coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica do ministério, Derli Dossa.
     A atuação do Brasil está alinhada à orientação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que desenvolve um projeto de coleta de dados sobre as emissões para revertê-los em oportunidades de amenizar o aquecimento global por meio de técnicas agrícolas adequadas a essa realidade. As informações também serão utilizadas como ferramenta na operação de linhas de financiamento internacionais para projetos de mitigação e redução das emissões de CO2.
     Informações sobre as ações do Mapa podem ser obtidas no site www.agricultura.gov.br.
     (Com informações do Mapa) 

Fonte e demais informações http://www.gestaoct.org.br/

Comentários