Inovação: chamada Brasil/França

Da Agência Ambiente Energia - A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a francesa Oseo Inovação receberão, até 20 de setembro de 2011, propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) para tecnologias aplicáveis em qualquer área do conhecimento. A chamada faz parte da nova edição do Programa Oseo/Finep, que seleciona projetos de inovação desenvolvidos em parceria por empresas brasileiras e francesas. A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Tecnológica, assinado pelos dois países em 2009, prevê que o programa tenha duração inicial de cinco anos.

Segundo o programa, os projetos devem ser complementares e capitaneados por uma empresa nacional e uma francesa. As propostas devem ser apresentadas às duas agências – escrita em francês para a Oseo e em português para a Finep. Para as empresas brasileiras, serão elegíveis aquelas cuja receita auferida em 2009 tenha sido inferior a R$ 300 milhões.

A Oseo Inovação é a principal fonte de ajuda a pequenas e médias empresas inovadoras na França, tendo apoiado cerca de cinco mil delas em 2008, com aportes de 800 milhões de euros. A França tem hoje mais da metade de seus pesquisadores trabalhando no setor privado – 56% – e, de seus gastos com P&D, 63% são feitos por empresas, que têm fortes incentivos fiscais. O país ocupa hoje o 2º lugar na Europa e o 5º mundial em termos de depósitos de patentes.

Veja o edital do Programa Oseo/Finep

Fonte e demais informações: http://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2011/01/inovacao-chamada-brasilfranca/8116

Comentários