Os empreendedores estão muito interessados em entender e saber mais sobre crowdfunding. Conseguir pequenas quantias de muita gente como forma de obter recursos para um empreendimento promete crescer no Brasil e se tornar uma maneira importante para conseguir criar ou desenvolver projetos.
Imaginem que eu quisesse tornar o meu blog semanal numa maneira de discutir com amplitude aspectos do empreendedorismo e levar essas conversas a uma plateia mais ampla. Aspectos polêmicos seriam trazidos e pessoas seriam chamadas para tratar de pontos importantes para regulamentações governamentais, políticas públicas e práticas vencedoras para empreender.
Eu poderia lançar uma campanha pela Internet para arrecadar recursos para viabilizar esta ideia: caso eu conseguisse motivar pessoas a doarem recursos financeiros para este projeto, estaríamos diante de um caso de sucesso de crowdfunding,
Seria discutível chamar de crowdfunding se eu fosse constituir uma empresa para explorar este tipo de negócio e transformasse os doadores em meus sócios. Setores do empreendedorismo consideram que isso não seria mais crowdfunding uma vez que os investidores poderiam estar aderindo pela possibilidade de obter uma recompensa financeira em troca de sua doação, tirando a característica de idealismo que o crowdfunding carrega.
Você acredita que poderia dar certo este modo de conseguir os fundos para iniciar sua empresa? E a sua empresa, como poderia se beneficiar do crowdfunding? Pense bem e fique sabendo que o crowdfunding tem tido mais resultado para o trabalho criativo como blogging, jornalismo, carreiras musicais e realização de filmes, embora também existam exemplos de empresas startup que foram geradas a partir de recursos obtidos por esse processo.
Outras correntes não associam o crowdfunding à questão societária, isto é, consideram apenas a forma de obter os recursos para erigir o empreendimento, podendo aceitar que haja apenas a doação como também a participação acionária, passando os doadores a serem acionistas do empreendimento.
O crowdfunding não é algo tão novo assim: em 1997, fãs americanos do grupo inglês de rock Marillion financiaram inicialmente uma excursão do conjunto e depois a edição e publicação de seus primeiros álbuns. Desde então tem havido outros casos que mostram uma tendência de que as pessoas adeptas de alguma ideia, de algum artista ou grupo musical ou diretor cinematográfico estão dispostas a financiar o trabalho dos seus ídolos.
Para empreendimentos direcionados a realizar ações que sensibilizam as pessoas e que podem ter grande alcance social podem ser também viabilizados pelas contribuições de milhares de pessoas através da divulgação do empreendimento através da Internet. Teremos aí mais um caso de crowdfunding.
Fonte e demais informações: http://colecaoempreendedorismo.blogspot.com/2010/12/crowdfunding.html
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