Novo edital da Fapemig permite intercâmbio de pesquisadores entre Brasil e França

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lança edital conjunto com o Instituto Nacional Francês para Pesquisa em Ciência da Computação e Automação (Inria) para possibilitar o intercâmbio científico entre Brasil e França. O edital 22/2010 vai destinar R$ 500 mil a propostas científicas e tecnológicas que estejam na área de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, elaboradas em conjunto por pesquisadores mineiros e franceses. Em cada projeto aprovado, os recursos serão aportados pela Fapemig, no Brasil, e pelo Inria, na França.

As propostas concorrentes devem ser apresentadas simultaneamente à Fapemig, pelo coordenador de Minas Gerais e, ao Inria, pelo coordenador da equipe francesa. O edital permite, excepcionalmente, o custeio de itens relacionados a missões de estudo ou trabalho. Podem ser financiados, por exemplo, bolsas de doutorado sanduíche, com duração de três meses para estudantes brasileiros integrantes da equipe técnica do projeto, incluindo bolsa, auxílio instalação, passagens aéreas e seguro saúde e visitas técnicas de até 15 dias. Cada projeto poderá realizar até duas missões por ano e apenas o coordenador da pesquisa poderá realizar missões em anos consecutivos.

O Edital recebe propostas até 1º de março de 2011, por meio da plataforma eletrônica AgilFap. Para consultá-lo, clique aqui.

Histórico

O Acordo de Cooperação Científica Fapemig-Inria foi firmado em março de 2008, durante visita de representantes do Instituto Francês à Fapemig. "Esperamos que este seja o começo de uma sólida cooperação e que possamos desenvolver diversos projetos em parceria", afirmou, na ocasião, o presidente do Inria, Michel Cosnard.

O diálogo entre as duas instituições teve início em 2007, quando o diretor de Pesquisas do Inria, Pierre Deransart, apresentou uma proposta à diretoria da Fapemig. A aliança veio ao encontro dos anseios da diretoria da Fundação, que tem procurado ampliar a cooperação com instituições nacionais e internacionais.

O Inria tem como objetivo promover a colaboração e a integração científica internacional entre grupos de pesquisa de alto nível. Para isso, estabelece parcerias não só com o Brasil, mas com diversos países, de todos os continentes.

Fonte e demais informações:http://www.portalmontesclaros.com/portal/ciencia-e-tecnologia/novo_edital_da_fapemig_permite_interc_mbio_de_pesquisadores_entr.html

Comentários