Voto biométrico será implementado em todo o país até 2018 visando maior segurança

Maior colégio eleitoral do Brasil nestas eleições a utilizar o voto biométrico, Canoas, que tem 216,768 mil eleitores cadastrados, faz uma prévia de como serão as votações em todo o país até 2018. No ano em questão, está estimado que todos os eleitores brasileiros votem através da identificação das impressões digitais.
— É uma novidade para nós, nos valemos de tribunais que já utilizaram o sistema e dos simulados, que também fizemos, mas não muda muita coisa. O eleitor identificado não assina folha de mesa, e isso economiza tempo — comentou o secretário da Tecnologia e da Inovação do TRE-RS, Daniel Wobeto.
No entanto, Wobeto faz um alerta a todos os canoenses para que levem um documento oficial com foto, caso o sistema falhe e não reconheça alguma digital.
— Pode ser que alguma digital não seja reconhecida, então recomendo que levem documento com foto para não ser pego de surpresa — avisou.

Confira em gráfico todas as explicações sobre o voto biométrico

Em Canoas, são 216,768 mil eleitores que votarão em 742 seções eleitorais, o que representa 91 locais de votação. O recadastramento dos eleitores brasileiros deve ser concluído até 2018. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante que o novo sistema de identificação vai oferecer mais velocidade na hora do voto e também impossibilitará que uma  mesma pessoa vote duas vezes.

As cidades que já contarão com a nova tecnologia em algumas zonas eleitorais são:
Acre _ Bujari e Assis Brasil
Alagoas _ Rio Largo, Barra de Santo Antônio, Branquinha, Chã Preta, Igaci, Jaramataia, Poço das Trincheiras,  Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, Coité do Nóia e Maribondo
Amapá _ Ferreira Gomes
Bahia _ Pojuca
Ceará _ Eusébio
Espírito Santo _ Viana e Castelo
Goiás _ Hidrolândia
Maranhão _ Paço do Lumiar e Raposa
Minas Gerais _ São João Del-Rei, Pará de Minas, Curvelo e Ponte Nova
Mato Grosso do Sul _ Fátima do Sul
Pará _ Capanema
Paraíba _ Pedras de Fogo e Cabedelo
Paraná _ Balsa Nova
Pernambuco _ Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré
Piauí _ Piracuruca e Piripiri
Rio de Janeiro _ Armação dos Búzios
Rio Grande do Norte _ Macau, Guamaré, Caraúbas, Alexandria, Pedro Avelino, Pilões, João Dias, São José de Mipibu,  Nísia Floresta, São Fernando e Timbaúba dos Batistas
Rio Grande do Sul _ Canoas
Rondônia _ Colorado do Oeste
Santa Catarina _ São João Batista
São Paulo _ Nuporanga
Sergipe _ Barra dos Coqueiros
Tocantins _ Pedro Afonso, Alvorada, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono, Talismã, Santa Maria do Tocantins, Figueirópolis
ZEROHORA.COM

Comentários