Unifei sedia reunião sobre projeto de consórcio das setes universidades mineiras do Sul/Sudeste

A Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI sediou, nesta quinta-feira, dia 06 de outubro, a sexta reunião de reitores, vice-reitores, pró-reitores e assessores de sete Instituições Federais do sul e sudeste de Minas Gerais, com o objetivo de dar continuidade ao processo de discussão dos documentos que embasarão a proposta de criação do consórcio dessas universidades.

Foi finalizada a minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do futuro consórcio, que deverá ser apresentada para apreciação dos Conselhos Superiores e debates nas comunidades acadêmicas de cada instituição. O documento preliminar será entregue ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em reunião com os reitores, no próximo dia 15, em Belo Horizonte, objetivando dar conhecimento ao Ministério da Educação das discussões e propostas até então encaminhadas.

Para elaboração da minuta do PDI foram criados dois grupos: Temáticos (assistência estudantil, extensão e cultura, graduação, pesquisa e inovação, planejamento e gestão, e pós-graduação); e Transversais (comunicação, tecnologia da informação, ensino a distância e assessoria internacional).

A reunião teve início pela manhã, no auditório da Biblioteca Mauá (prédio da Reitoria). Em seguida, os grupos se reuniram nas diversas instalações do campus da UNIFEI para a discussão das propostas e encaminhamento das sugestões. Posteriormente, retornaram ao auditório e apresentaram os trabalhos em plenário. Na oportunidade foram ainda apresentadas sugestões ao projeto de lei que regulamentará a criação dos consórcios entre universidades públicas.

Participaram do encontro os reitores das Universidades Federais de Itajubá, Renato Nunes; de Alfenas (UNIFAL), Paulo Márcio de Faria e Silva; de São João Del Rei (UFSJ), Helvécio Luiz Reis; e de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, coordenador geral do projeto de consórcio, além dos vice-reitores de Juiz de Fora (UFJF), José Luiz Rezende Pereira e de Lavras (UFLA), Elias Tadeu Fialho.

Fonte: Universia

Comentários