Michael O´Neil Bedward, especialista em criatividade, acredita que motivação e experiência são fatores que levam a uma empresa de sucesso

Bedward é professor adjunto de empreendedorismo e administração para artes na London College of Communication

São Paulo - Para o professor adjunto de empreendedorismo e administração para artes na London College of Communication da University of the Arts, Michael O'Neil Bedward, lançar uma ideia criativa como um negócio rentável depende de quatro pilares: timing, entusiasmo, noção da necessidade e valor.

E quem consegue isso, tende a colher bons frutos. Um estudo realizado pelo SEBRAE no ano passado mostra que as pequenas empresas inovadoras faturam o dobro daquelas que não fazem nenhum tipo de mudança. "Os pequenos negócios tendem a ser mais inovadores, já que suas equipes tem mais autonomia e rapidez para se movimentar quando acontece alguma mudança na demanda", defende Bedward.

Em passagem por São Paulo para ministrar um curso sobre negócios e criatividade, Bedward falou com o Site Exame sobre como os empreendedores podem aproveitar a criatividade para ter uma empresa rentável.

Exame - Você acha que uma ideia criativa garante um negócio rentável?


Michael O'Neil Bedward - Não, uma ideia criativa não garante lucros. Nem todo mundo que tem uma ideia criativa tem a motivação, a experiência, a habilidade e os conhecimentos para tocar uma empresa rentável. Essa é a diferença.

Exame - Todo empreendedor deve ser criativo? Por quê?


Bedward - Empreendedores de todos os setores já são, em geral, muito criativos por serem muito bons na identificação de soluções inovadoras para os problemas dos clientes e consumidores e também no desenvolvimento de novas maneiras de ganhar dinheiro com essas soluções.

Exame - Como fazer uma ideia criativa virar negócio?


Bedward - Para mim, um negócio criativo é, na verdade, qualquer um que desenvolva serviços ou produtos que satisfaçam seus clientes e consumidores. Mas existem quatro aspectos principais que devem ser vistos para faturar com uma ideia criativa.

O primeiro deles é o timing. Você precisa lançar o negócio na hora certa, quando é provável que exista um maior interesse no seu serviço ou produto.

O segundo aspecto é o entusiasmo. Você precisa ter paixão pela ideia, o seu entusiasmo pode ser contagiante para convencer as pessoas que trabalham com você e as que vão comprar seu produto.

Outro item é a noção da necessidade. Demonstre que você realmente entende as necessidades do seu potencial consumidor e, por consequência, o mercado.
Por fim, é preciso ter consciência do valor. Demonstre que você entende o quanto custa para desenvolver sua ideia em um produto ou serviço que seja comercialmente viável e seu potencial retorno financeiro.

Exame - Muitos empreendedores no Brasil abrem uma empresa por necessidade. Dá pra ser criativo mesmo na hora do aperto?


Bedward - A criatividade como resultado de um momento de necessidade é um fortíssimo motivador para um negócio ter sucesso. É muito comum que os empreendedores identifiquem um nicho de público e tenham uma ideia de fazer dinheiro de forma criativa, além de satisfazer as vontades, necessidades e desejos de seus clientes.

Exame - Para você, qual a importância de manter a criatividade depois que a companhia já está estruturada?


Bedward - Manter a criatividade em um negócio, seja ele pequeno ou grande, é muito importante porque os clientes vão querer com alguma frequência novos produtos e serviços. Além disso, sempre haverá competição de outras empresas pelos seus clientes.

Os pequenos negócios tendem a ser mais inovadores, já que suas equipes tem mais autonomia e rapidez para se movimentar quando acontece alguma mudança na demanda. Nas grandes empresas as ideias podem se perder em meio a processos burocráticos para conseguir recursos, por exemplo.

Fonte e demais informações: http://portalexame.abril.com.br/pequenas-empresas/noticias/como-ideias-criativas-podem-virar-negocios-596799.html?page=2



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