MEC mudará lei para criação de superuniversidade



A criação da Superuniversidade do Sul-Sudeste de Minas Gerais esbarrou em aspectos legais e, para o consórcio formado por sete instituições federais mineiras ser efetivado a partir de 2011, será necessário resolver pendências jurídicas e também mudar a lei
que regulamenta os consórcios. No formato atual, ela não permite a reunião de universidades no modelo proposto. O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou terça-feira, durante evento na Federal de Viçosa (UFV), que está sendo estudada uma emenda para desemperrar o processo.


Mas o reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, coordenador-geral do projeto, garantiu que o problema não inviabilizará o início a partir do ano que vem. Segundo ele, poderá ser estabelecida uma relação contratual provisória. Na quinta-feira, Costa se reúne com a secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari, em Brasília. Na sexta, todos os reitores se encontram na Federal de Ouro Preto (Ufop).

Os reitores se dividiram em sete áreas temáticas: coordenação-geral, pós-graduação, pesquisa, graduação, planejamento e gestão, extensão e cultura e assistência estudantil. Além de Viçosa e Ouro Preto, estão no consórcio as federais de Juiz de Fora (UFJF), Itajubá (Unifei), Alfenas (Unifal), Lavras (Ufla) e São João del-Rei (UFSJ). Todas estão situadas dentro de um raio limitado a 200 quilômetros de distância. Elas têm até 15 de outubro para apresentar ao MEC um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) unificado para os próximos cinco anos [...].

Fonte e demais informações: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/09/01/noticia_minas,i=177322MEC+MUDARA+LEI+PARA+CRIACAO+DE+SUPERUNIVERSIDADE.shtml

Comentários