Projeto universitário avalia qualidade do serviço de transporte público em Itabira

Um projeto coordenado pela professora Helena Mendonça Faria da Unifei Itabira, que analisa a qualidade do serviço do transporte público da cidade, acaba de ser aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (Proext) do Governo Federal.

A proposta abrange aspectos relacionados a trajetos dos ônibus, frequência, questões de mobilidade e aspectos ambientais do sistema de transporte público municipal.

Atualmente a Transita – Departamento de Transportes e Trânsito – juntamente com a prestadora do serviço, a Transportes Cisne Ltda, são responsáveis pela qualidade do serviço.

Cerca de 109 ônibus circulam pelas ruas e bairros da cidade, totalizando 27 itinerários. A Cisne presta o serviço há 40 anos no município, possui cerca de 400 funcionários, experiência que garantiu a empresa o Certificado ISO 9001:2000 de qualidade.

Além desse projeto, outras cinco propostas da Unifei Itabira foram aprovadas no Proext.

A Unifei – Universidade Federal de Itajubá – está em Itabira há dois anos. O campus conta hoje com 130 servidores, sendo 71 professores e 59 técnicos administrativos. A instituição oferece nove cursos autorizados pelo MEC: Engenharia Ambiental e Energética, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia da Mobilidade, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Saúde e Segurança Engenharia Mecânica.

O campus definitivo da universidade está em construção no Distrito Industrial II. A previsão é que o primeiro prédio seja inaugurado no início de 2011.

Fonte: Via Comercial

Comentários