Conheça as tecnologias que substituem o estepe

O sistema run-flat (ou "correr com pneu furado", em tradução livre) é o mais conhecido e usado pelas fabricantes. A tecnologia existe há pelo menos cinco anos e permite que o carro rode mesmo que o pneu apresente algum problema. No caso, quando há perda de pressão, o motorista é avisado por meio de sistema eletrônico no painel de seu veículo.

Os pneus run-flat possuem as bordas mais reforçadas. Por isso, o condutor consegue dirigir até 150 quilômetros, em uma velocidade de no máximo 80 quilômetros por hora, antes de fazer o reparo. Segundo Antonio Seta, membro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade Brasil (SAE) e engenheiro da Bridgestone, as vantagens desse sistema são incontáveis. “Além de ficar mais leve e com melhor desempenho, o carro ganha mais espaço interno”.

A BMW foi uma das pioneiras a adotar o sistema run-flat. Apenas 10% dos seus modelos ainda possuem o estepe convencional. Além do run-flat, o autosselante é outra tecnologia utilizada pela montadora e também dispensa o estepe. No lugar do pneu, o carro vem acompanhado de um pequeno compressor de ar com um matéria semelhante a graxa, que serve para vedar o furo. “O compressor é colocado no pino de enchimento do pneu e libera o material que sela o furo”, explica Luís Roberto Perroud, executivo de vendas da Eurobike BMW.


Fontes e demais informações: http://economia.ig.com.br/empresas/industria/conheca+as+tecnologias+que+substituem+o+estepe/n1237750550944.html

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