Subcomitê da ISO se reúne em São Paulo

Encontro abordou métodos de testes para proteção respiratória

Por ACS / C.R. em 31/10/2013
O SC 15, Subcomitê de Proteção Respiratória da ISO (International Organization for Standardization), realizou uma reunião do PG-4, Grupo de Projeto – Métodos de Testes, em São Paulo no mês de outubro. Na ocasião, vários projetos de normas foram discutidos. O encontro aconteceu na sede do Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual - CB-32 e contou com três participantes brasileiros, três alemães, três norte-americanos, dois ingleses, dois japoneses e um francês.
“Como o Brasil é um país membro participante no SC 15 da ISO, tem a obrigação de votar em todos os documentos recebidos e o compromisso de sediar reuniões. Isso é feito no Brasil a cada dois anos, desde 2005”, explica Vladimir Vieira, representante do Governo Brasileiro no Subcomitê e chefe do Serviço de EPI (Equipamento de Proteção Individual ) da Fundacentro.
Os participantes discutiram três métodos de ensaio para medir dióxido de carbono - CO2 reinalado e avaliaram ser necessário realizar testes de validação adicionais com novos procedimentos. Outra discussão foi o estabelecimento de cabeça padrão para a realização de testes com respiradores. As modificações procuram remover características raciais específicas.
O grupo propôs uma alteração na máquina simuladora de respiração. Também aprovou um novo documento com métodos de teste para ensaios de resistência ao calor e à chama no caso de respiradores. “Essa norma tem que se adequar a qualquer tipo de máscara, mas o enfoque é para o trabalho pesado, por exemplo, resgate e mineração”, afirma Vieira.
A reunião no Brasil foi organizada por Vladimir Vieira, em conjunto com o CB-32, e com o apoio da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho - Animaseg. Os participantes internacionais avaliaram positivamente a reunião e agradeceram pela hospitalidade e pelo suporte oferecido.
“Fizemos um ótimo progresso devido ao grande empenho de todos. Um fator de sucesso foi o ambiente e a perfeita organização”, conclui o presidente do Subcomitê de Proteção Respiratória da ISO – SC 15, Wolfgang Drews.
O próximo encontro do PG-4 será realizado em fevereiro de 2014, na França. Esse grupo de projeto faz parte do SC 15, que integra o Comitê Técnico 94 da ISO sobre EPI e roupa de proteção.

Comentários