Coopérnico: a primeira cooperativa de energias renováveis de Portugal

Fundada este ano, a Coopérnico é a primeira cooperativa dedicada à produção de energias renováveis em Portugal. A ideia partiu de um grupo de 16 cidadãos que partilha uma preocupação comum: o desenvolvimento sustentável.
O objectivo desta empresa social passa por envolver os cidadãos e outras empresas na criação de um novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente.
Inicialmente, este grupo de cidadãos juntou parte das poupanças e investiu em projectos de energias renováveis, onde cada um é dono da parte que desejar. No entanto, o modo de funcionamento da Coopérnico passa pela criação de uma comunidade de cidadãos e empresas interessados em contribuir para um novo modelo energético, social e empresarial.
A energia que é criada através dos projectos é posteriormente vendida à rede eléctrica, servindo para abastecer as famílias e as empresas nacionais. Desta forma, os projectos da Coopérnico geram benefícios económicos e ambientais, uma vez que a energia produzida é limpa.
Até ao momento, esta cooperativa de cidadãos já criou e implantou dois projectos que utilizam a tecnologia fotovoltaica para a produção de energia e tem mais dois em fase de planeamento que também utilizam o mesmo tipo de tecnologia.
Qualquer pessoa pode ser membro desta cooperativa ecológica e participar nos projectos energéticos. Para isso é apenas necessário preencher o formulário de adesão disponível na página da Coopérnico e adquirir, no mínimo, três títulos de capital social, no valor de €60 (R$184,7).
Além de investir em projectos de energia renovável, esta empresa social presta ainda apoio a projectos educacionais, de solidariedade e de protecção ambiental.

Comentários